Categories: Saúde

Novo Representante da OMS em Angola apresenta Cartas Credenciais

Luanda, 2 de Abril de 2025 – A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a apresentação de credenciais diplomáticas pelo Dr. Indrajit Hazarika, o recém-nomeado Representante da OMS em Angola. O Dr. Hazarika traz consigo uma vasta experiência em saúde global, planeamento estratégico e transformação do sistema de saúde, tendo anteriormente ocupado vários cargos na OMS e noutras organizações internacionais de saúde.

Numa cerimónia formal realizada na capital do país, Luanda, o Dr. Hazarika apresentou as suas Cartas Credenciais à Embaixadora Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros. Isto marca o início do mandato do Dr. Hazarika em Angola, onde irá liderar os esforços da OMS para apoiar e melhorar o sector da saúde do país.

A nomeação do Dr. Hazarika surge num momento crucial, uma vez que a OMS continua a trabalhar em estreita colaboração com o governo angolano para enfrentar os principais desafios da saúde, incluindo o actual surto de cólera.

Em conformidade com o 14.o Programa Geral de Trabalho da OMS, a Estratégia de Cooperação com o País (CCS) 2023-2027 da OMS define cinco prioridades estratégicas que orientarão os esforços para apoiar e melhorar a saúde dos angolanos: reforço dos sistemas de saúde, serviços de saúde integrados, prevenção e controlo das doenças, segurança sanitária e preparação para catástrofes e abordagens multissectoriais para criar populações mais saudáveis.

Como parte da sua missão de promover a saúde, manter o mundo seguro e servir os vulneráveis, a OMS tem trabalhado lado a lado com o Ministério da Saúde em acções cruciais para melhorar o sistema de saúde em Angola e alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Em 2024, a organização alcançou resultados significativos, incluindo a implementação bem-sucedida de programas para reduzir a incidência e as taxas de mortalidade da malária e da tuberculose, a expansão dos serviços para as doenças tropicais negligenciadas, o desenvolvimento de uma estratégia de controlo das Doenças Não Transmissíveis (DNT), a revitalização da iniciativa de Gestão Integrada das Doenças da Infância (GIDI), a melhoria do controlo das mortes maternas e perinatais e as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite.

O Dr. Hazarika expressou o seu empenho em reforçar ainda mais o trabalho em curso em colaboração com o governo angolano, as agências das Nações Unidas, os parceiros de desenvolvimento, a comunidade académica, a sociedade civil, os profissionais de saúde e as comunidades locais para alcançar a saúde e os ODS relacionados com a saúde.

“Sinto-me verdadeiramente honrado por assumir este papel e estou profundamente empenhado em promover a saúde em Angola. Juntos, esforçar-nos-emos para construir um sistema de saúde resiliente que possa responder eficazmente às necessidades da população, garantindo um futuro mais saudável e brilhante para todos”, disse o Dr. Hazarika.

O Dr. Indrajit Hazarika, de nacionalidade indiana, é médico de formação e tem um doutoramento em economia da saúde pela Universidade de Melbourne desde 2015 e um mestrado em saúde pública pela Universidade de Havard. Entre os vários cargos superiores que ocupou em organizações de saúde em todo o mundo, foi responsável sénior pela política de saúde pública da OMS a nível mundial e representante interino da OMS nas Maurícias.

Sobre a OMS:

A Organização Mundial da Saúde contribui para um futuro melhor para as pessoas em todo o mundo. A boa saúde estabelece a base para comunidades vibrantes e produtivas, economias mais fortes, nações mais seguras e um mundo melhor. Como principal autoridade de saúde dentro do sistema das Nações Unidas, nosso trabalho toca a vida das pessoas em todo o mundo, todos os dias. Em África, a OMS serve 47 Estados-Membros e trabalha com parceiros de desenvolvimento para melhorar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas que vivem no nosso continente.

 

Para informações adicionais, por favor contactar-nos:

 

Responsável de Comunicação OMS em Angola
Telefone: +244 923 614 857
Email: gamboo@who.int

Olívio Gambo


Especialista de Comunicação OMS em Angola
Telefone: +244 949 222 910
Email: rpedro@who.int

Rosa Pedro

 

 

voja24 .

Recent Posts

Presidente do Madagáscar denuncia pretensão de golpe de Estado

O Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, afirmou este sábado que o movimento de protesto em…

15 horas ago

Presidente da República anuncia inauguração de novos estádios

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…

17 horas ago

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

19 horas ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

20 horas ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

20 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago