Categories: Terrorismo

Moçambique: Terroristas incendeiam igrejas e deixam centenas desabrigados

Um novo ataque atribuído a grupos terroristas abalou a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, com a queima de pelo menos duas igrejas e 95 casas nas comunidades de Nkole e Ngura, no distrito de Ancuabe. A informação foi confirmada hoje, 16 de Abril, por fontes locais à Lusa.

A investida, que ocorreu à luz do dia entre domingo e segunda-feira, também resultou no roubo de 15 motorizadas pertencentes aos moradores das duas aldeias. “O problema é grave. Os terroristas queimaram 95 casas, duas igrejas e roubaram 15 motorizadas, à luz do dia”, lamentou uma fonte residente em Ancuabe.

Apesar da violência do ataque, não há relatos de vítimas mortais entre os civis. Contudo, a destruição causada pelos insurgentes forçou o abandono em massa das comunidades de Nkole e Ngura. “Ainda não sei se morreu alguém ou não, mas todos nós fugimos de lá”, relatou uma vítima, agora deslocada em Ancuabe, que viu sua casa ser consumida pelas chamas.

Ainda no distrito de Ancuabe, nos mesmos dias, os supostos terroristas incendiaram dois camiões que circulavam na Estrada Nacional 14, na aldeia de Nsanja, elevando a tensão e o clima de insegurança na região.

Cabo Delgado, uma província rica em gás natural, enfrenta desde outubro de 2017 uma violenta insurgência armada, com ataques frequentemente reivindicados por grupos ligados ao Estado Islâmico. O último grande ataque ocorreu em maio de 2024, quando a sede distrital de Macomia foi alvo de cerca de uma centena de insurgentes, resultando em saques, mortes e intensos confrontos com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares de Ruanda, que prestam apoio no combate aos rebeldes.

voja24 .

Recent Posts

Eleito novo Presidente da Assembleia Nacional

O deputado do MPLA, Adão de Almeida, foi eleito, esta segunda-feira, em Luanda, Presidente da…

3 dias ago

Adão de Almeida designado membro do Conselho da República

O Presidente da República, João Lourenço, designou, esta segunda-feira, em Luanda, como membro do Conselho…

3 dias ago

TRIBUNA DE REFLEXÃO NACIONAL QUANDO INSULTAM A PÁTRIA , QUEM SE CALA ESTÁ DO LADO DO INVASOR

Há momentos na vida de um povo em que não se pode hesitar, não se…

4 dias ago

Lionel Scaloni não descarta a possibilidade de voltar a jogar novamente com Angola.

O técnico Argentino, Lionel Scaloni, elogiou, ontem, após o jogo o bom desempenho de Angola…

6 dias ago

Argentina vence Angola nas celebrações dos 50 anos

O estádio 11 de Novembro, em Luanda acolheu a disputa amigável de futebol entre a…

6 dias ago

Luanda recebe Emmanuel Macron para cimeira estratégica UE–UA

O Presidente francês, Emmanuel Macron, visita Angola no dia 24 de novembro para participar na…

6 dias ago