Luanda, 24 de Abril de 2025 – De 24 a 30 de Abril de 2025, Angola junta-se aos demais países do continente africano para assinalar a 15.a edição da Semana Africana de Vacinação (SAV), uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa promover a vacinação como um direito fundamental e uma das intervenções mais eficazes de saúde pública.
Sob o lema “A vacinação para todos é humanamente possível”, a campanha deste ano destaca a importância de garantir o acesso equitativo às vacinas para todas as pessoas, em especial as crianças com “zero doses”. Em África, milhões de crianças deixaram de receber as vacinas de rotina devido à pandemia da COVID-19 e outras interrupções nos serviços de saúde. Angola encontra-se entre os países mais afectados, ocupando o terceiro lugar no continente em número de crianças com “zero doses”, totalizando mais de 500 mil crianças.
A Semana Africana de Vacinação representa uma oportunidade estratégica para reforçar os compromissos políticos, mobilizar as comunidades e revitalizar as parcerias nacionais e internacionais que sustentam os programas de vacinação no país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação previne mais de 20 doenças potencialmente factais e salva, anualmente, cerca de 3 milhões de vidas.
Estudos da OMS demonstram ainda que investir na vacinação é essencial para prevenir doenças debilitantes como o sarampo, a poliomielite e a tuberculose, permitindo uma redução significativa nos custos com cuidados de saúde, ao minimizar a necessidade de tratamentos médicos e internamentos hospitalares.
Consequentemente, os benefícios vão além do sector da saúde, e resultam em retornos substanciais em várias dimensões: crescimento económico sustentável, aumento da productividade, melhoria da qualidade de vida, elevação dos níveis de escolaridade e fortalecimento da resiliência das comunidades.
O Governo angolano tem envidado esforços significativos para reforçar o programa de imunização, incluindo a afectação de orçamento para a aquisição de vacinas, o investimento em equipamento de refrigeração e planos para introduzir novas vacinas, como a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV).
Durante o 1.o Fórum Nacional sobre Cuidados de Saúde Primários e Imunização, realizado em Junho de 2022, o Governo de Angola reafirmou o seu compromisso com a imunização como plataforma estratégica para alcançar a cobertura universal de saúde. Na ocasião, a Ministra da Saúde, destacou que “o investimento que Angola tem feito no Programa de Vacinação é um reflexo do compromisso do Executivo com o reforço do Serviço Nacional de Saúde, para aumentar