O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, partiu hoje de Luanda com destino ao Rio de Janeiro, Brasil, onde participará da 17.ª Cimeira de Líderes dos BRICS. A cimeira, que reúne as principais economias emergentes do mundo, será uma plataforma crucial para discussões sobre cooperação económica e diplomática.
Antes de sua partida, o Presidente João Lourenço recebeu os cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e outras altas entidades do governo, num protocolo que sublinha a importância da sua missão.
O Brasil é o país anfitrião da cimeira deste ano, assumindo a presidência rotativa dos BRICS. Este agrupamento é um fórum de cooperação diplomática e económica que conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irão e Indonésia como membros plenos. A Arábia Saudita também se encontra em processo de adesão, aguardando a formalização.
A participação do Presidente João Lourenço na cimeira reforça o papel de Angola no cenário internacional e a sua busca por parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento económico e a cooperação Sul-Sul.
A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…
Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…
A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…
As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…
A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…
O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…