O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, partiu hoje de Luanda com destino ao Rio de Janeiro, Brasil, onde participará da 17.ª Cimeira de Líderes dos BRICS. A cimeira, que reúne as principais economias emergentes do mundo, será uma plataforma crucial para discussões sobre cooperação económica e diplomática.
Antes de sua partida, o Presidente João Lourenço recebeu os cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e outras altas entidades do governo, num protocolo que sublinha a importância da sua missão.
O Brasil é o país anfitrião da cimeira deste ano, assumindo a presidência rotativa dos BRICS. Este agrupamento é um fórum de cooperação diplomática e económica que conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irão e Indonésia como membros plenos. A Arábia Saudita também se encontra em processo de adesão, aguardando a formalização.
A participação do Presidente João Lourenço na cimeira reforça o papel de Angola no cenário internacional e a sua busca por parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento económico e a cooperação Sul-Sul.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, defendeu em Yokohoma, Japão, a necessidade de um desenvolvimento centrado…
Cabinda, Angola - A Sonangol, em parceria com a Gemcorp Angola, lançou recentemente o Projeto…
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) volta a ocupar o centro da cena…
No quadro do Dia Mundial Humanitário, Moçambique emerge como um dos países africanos onde a…
Ouagadougou, 20 de agosto de 2025 - O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem…
Luanda - O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Educação, anunciou nesta…