Categories: EconomiaPolítica

Presidente João Lourenço ruma ao Brasil para Cimeira dos BRICS

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, partiu hoje de Luanda com destino ao Rio de Janeiro, Brasil, onde participará da 17.ª Cimeira de Líderes dos BRICS. A cimeira, que reúne as principais economias emergentes do mundo, será uma plataforma crucial para discussões sobre cooperação económica e diplomática.

Antes de sua partida, o Presidente João Lourenço recebeu os cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e outras altas entidades do governo, num protocolo que sublinha a importância da sua missão.

O Brasil é o país anfitrião da cimeira deste ano, assumindo a presidência rotativa dos BRICS. Este agrupamento é um fórum de cooperação diplomática e económica que conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irão e Indonésia como membros plenos. A Arábia Saudita também se encontra em processo de adesão, aguardando a formalização.

A participação do Presidente João Lourenço na cimeira reforça o papel de Angola no cenário internacional e a sua busca por parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento económico e a cooperação Sul-Sul.

voja24 .

Recent Posts

RDC: apesar dos desafios urbanos, as infraestruturas mostram sinais de renovação sob Félix Tshisekedi

Desde a chegada ao poder de Félix Tshisekedi, em 2019, a República Democrática do Congo…

4 horas ago

CAF: Patrice Motsepe em missão de apaziguamento no Senegal em meio a tensões e polémicas

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, realizou uma visita estratégica a…

8 horas ago

Cerca de 9 milhões disputam bilhetes para o regresso de Céline Dion aos palcos

Quase 9 milhões de pessoas em todo o mundo inscreveram-se numa lotaria oficial para tentar…

9 horas ago

VISITA HISTÓRICA: Papa Leão XIV inicia viagem a África com Angola no roteiro

O Papa Leão XIV inicia, entre os dias 13 e 23 de abril, a sua…

10 horas ago

Moçambique: Reforma da descentralização gera críticas e levanta dúvidas sobre legitimidade

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, anunciou uma reforma do modelo de descentralização do país…

12 horas ago

CABO VERDE : Voginha leva a morna e a coladeira ao mundo

O guitarrista cabo-verdiano Voginha continua a afirmar-se como uma das grandes referências da música do…

12 horas ago