A capital angolana, Luanda, foi o palco do primeiro evento pan-africano dedicado à juventude, encerrado nesta terça-feira, 12 de Agosto. A cimeira, que durou quatro dias, reuniu delegações de diversos países africanos sob o lema “Jovens que promovem a cooperação bilateral por meio da tecnologia e das parcerias”.
O encerramento contou com a presença da Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, representando o Ministério da Juventude e Desporto, e do presidente e secretário-geral da União Pan-Africana da Juventude, Moumouni Dialla e Bening Ahmed Wiisichong, respetivamente.
A cimeira foi marcada por debates e partilha de experiências sobre o papel fundamental da juventude africana no desenvolvimento do continente, com um foco especial no uso da tecnologia como ferramenta de transformação.

Em seu discurso de encerramento, Danila Bragança enfatizou a importância e a coragem dos jovens africanos. “Estamos aqui para reafirmar nossa visão compartilhada para uma África fundamental, para impulsionar a paz, prosperidade e o desenvolvimento sustentável,” afirmou.
A Secretária de Estado reforçou ainda que os jovens são “parte essencial na formatação, implementação e avaliação” de políticas regionais e globais. Ela destacou a importância das parcerias entre governos e a sociedade civil para encontrar soluções sustentáveis para a paz e a prosperidade, finalizando com o lema: “Com os jovens, a África vai vencer”.