O Presidente em exercício da União Africana e Chefe de Estado de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, chegou a Tóquio para copresidir a 9.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD IX).
A conferência, que se inicia amanhã na cidade portuária de Yokohama, tem como lema “Parcerias para uma África Sustentável e Resiliente” e é copresidida pelo primeiro-ministro do Japão, Sigeru Ishiba.
O evento, que reúne vários chefes de estado e de governo africanos, diplomatas e executivos de organizações como as Nações Unidas, Banco Mundial e União Africana, foca-se no reforço do investimento japonês no continente africano e na mobilização de fundos para projetos estruturantes que impulsionem o crescimento económico de África. A expectativa é que vários memorandos de entendimento sejam assinados durante a conferência.
A presença de João Lourenço na TICAD, na sua qualidade de presidente da União Africana, sublinha o protagonismo diplomático de Angola no continente. Espera-se que o líder angolano destaque a importância da integração regional, da estabilidade política e da diversificação económica, defendendo um equilíbrio nas relações entre a África e os seus parceiros internacionais de desenvolvimento.
Além da sua participação na conferência, a visita de João Lourenço pode abrir caminho para a assinatura de novos acordos bilaterais entre Angola e o Japão, especialmente nas áreas da agricultura, energia, pescas e formação técnica.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, defendeu em Yokohoma, Japão, a necessidade de um desenvolvimento centrado…
Cabinda, Angola - A Sonangol, em parceria com a Gemcorp Angola, lançou recentemente o Projeto…
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) volta a ocupar o centro da cena…
No quadro do Dia Mundial Humanitário, Moçambique emerge como um dos países africanos onde a…
Ouagadougou, 20 de agosto de 2025 - O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem…
Luanda - O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Educação, anunciou nesta…