A empresa multinacional Al Dahra, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou um investimento de 500 milhões de dólares em Angola. O objectivo é fortalecer a segurança alimentar do país, criar empregos, e modernizar a agricultura nacional.

O acordo foi assinado em um Memorando de Entendimento com o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) e a Gestão de Terras Aráveis (GESTERRA). A iniciativa foi revelada durante a recente visita a Luanda do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

A parceria estratégica com a Al Dahra alinha-se directamente com os planos nacionais de fomento à produção de grãos (PLANAGRÃO) e com a Política de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI). O CEO do Grupo Al Dahra, Arnoud van den Berg, destacou que a empresa pretende usar seu vasto conhecimento global para impulsionar o crescimento sustentável e a inovação no setor agrícola angolano.

O projecto prevê a exploração de até 40 mil hectares de áreas irrigáveis. A colaboração com a GESTERRA, em particular, foca na operação de pelo menos 8 mil hectares, com a possibilidade de expansão para 30 mil hectares.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da GESTERRA, Carlos Paim, a parceria é uma união de forças que combina a expertise global da Al Dahra com o conhecimento local para beneficiar agricultores e comunidades.

A Al Dahra possui um portfólio de produtos que visa a substituição de importações em mercados regionais. Essa iniciativa contribuirá para posicionar Angola como um importante fornecedor para a cadeia de abastecimento alimentar regional. O investimento é um dos maiores aportes estrangeiros directos no sector agrícola angolano.

Deixe uma resposta