Categories: Sociedade

Tribunal de Luanda impede jornalistas de prosseguir com a greve

O Tribunal da Comarca de Luanda tomou a decisão de suspender a greve geral dos jornalistas de órgãos públicos, que estava prevista para começar na próxima segunda-feira 08 de Setembro. A suspensão foi justificada pela suposta violação dos direitos fundamentais dos cidadãos à informação.

A decisão judicial responde a um pedido de providência cautelar feito pelas direcções de várias empresas de comunicação social pública, como a Televisão Pública de Angola (TPA), a Rádio Nacional de Angola (RNA) e a Agência Angola Press (ANGOP). As direcções argumentaram a necessidade de garantir serviços mínimos durante a paralisação.

De acordo com o tribunal, a deliberação do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) que aprovou a greve intermitente sem a garantia de serviços mínimos “viola” o direito dos cidadãos de se informarem. O tribunal considerou que a greve, nos moldes em que foi convocada, restringe os direitos, liberdades e garantias da população e não cumpre os pressupostos da lei da greve.

A ordem judicial, lida no despacho da 1ª Secção da Sala do Trabalho do Tribunal da Comarca de Luanda, julga procedente o pedido dos requerentes e ordena a suspensão da greve.

voja24 .

Recent Posts

África do Sul investiga Moçambique por alegado dumping em exportações

As autoridades sul-africanas deram início a uma investigação antidumping sobre a importação de cerâmica e…

6 horas ago

Deputados analisa proposta que insta UE a rever acordos com Guiné-Bissau

Uma proposta apresentada hoje no Parlamento Europeu insta a União Europeia rever os seus acordos…

8 horas ago

Sete quenianos presos por trabalharem ilegalmente na África do Sul

Sete cidadãos quenianos foram presos sob a acusação de trabalharem num centro, apesar de terem…

8 horas ago

Nigerianos protestam contra insegurança em Lagos

Centenas de membros do Congresso Trabalhista da Nigéria (NLC) marcharam quarta-feira pelas principais ruas de…

10 horas ago

Bolívia anuncia o fim de duas décadas de subsídios aos combustíveis

O novo governo da Bolívia anunciou que acabará com o programa de subsídios aos combustíveis,…

12 horas ago

Morreu antigo Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente da República

O antigo Presidente da Assembleia Nacional, Primeiro-Ministro e Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias…

20 horas ago