A China reforçou o seu compromisso em aprofundar a cooperação com Angola, com foco em incentivar mais investimentos chineses no país. A declaração foi feita nesta terça-feira pelo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Lin Songtian, durante a sua visita oficial a Luanda.

​O posicionamento veio após um encontro com o 1.º vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca. A visita da delegação chinesa faz parte das celebrações do 50.º aniversário da independência de Angola, sublinhando a longa e sólida relação bilateral entre os dois países.

​Em suas declarações, Lin Songtian destacou que o principal objectivo da missão é “implementar os consensos alcançados pelos dois Chefes de Estado, reforçar o conhecimento mútuo entre os povos e consolidar a amizade bilateral”. Ele ressaltou que a parceria entre Angola e China possui “bases históricas sólidas e um futuro promissor”.

O vice-presidente chinês relembrou a história de apoio mútuo, desde a luta pela independência de Angola. Segundo ele, essa amizade evoluiu para uma parceria estratégica, visível em projetos conjuntos e investimentos. “Angola e China são verdadeiros amigos e parceiros de confiança. Estamos unidos pelo objectivo comum de promover o desenvolvimento sustentável e criar oportunidades para os nossos povos”, afirmou Lin Songtian.

​Ele também enfatizou a importância de reforçar os intercâmbios culturais, parlamentares e empresariais, argumentando que o fortalecimento dos laços interpessoais é crucial para aprofundar a amizade entre as nações. O foco em investimentos e na troca de experiências busca impulsionar a diversificação económica e o crescimento conjunto de Angola, reforçando a visão de um futuro de cooperação mútua.

Deixe uma resposta