O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, segunda-feira, em Nova Iorque, com o seu homólogo da Finlândia, Alexander Stubb, com quem abordou o estado da cooperação entre os dois países.
João Lourenço, que se encontra em Nova Iorque para participar na octogésima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, recebeu ainda, em audiências separadas, a Chanceler da Áustria, Christian Stocker, o director-geral da Agência Especializada da ONU para o Desenvolvimento e Indústria, Gerd Muller, e a presidente da Comissão da União Europeia, Ursula Von der Leyen.
A agenda do Presidente João Lourenço contemplou, igualmente, audiências ao alto representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé, ao director executivo da DP World, Sultan Ahmed Bin Sulayem, a Rob Walton, director executivo da Fundação Rob Walton, e ao conselheiro do Presidente Donald Trump, Massad Boulos.
Recorde-se que Angola acolhe, em Novembro próximo, a sétima cimeira entre a União Africana e a União Europeia, que vai se debruçar sobre o reforço da cooperação nas áreas da paz e segurança, integração económica, comércio, multilateralismo, desenvolvimento ecológico, digitalização, migração, mobilidade e desenvolvimento humano.
O Presidente da República participou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas, nas celebrações dos 80 anos da criação da organização, em que marcaram presenças mais de 150 Chefes de Estado e de Governo.
As celebrações, inseridas na Semana de Alto Nível da octogésima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, estão a reflectir sobre o percurso, multilateralismo, reformas e acções futuras da ONU.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu o fortalecimento da organização com coragem e convicção, a fim de cumprir a promessa da promoção dos ideais da paz, sublinhando que, ao longo dos anos, a ONU abriu caminho para alguns dos maiores triunfos da humanidade, nomeadamente a erradicação da varíola e prevenção de uma terceira guerra mundial, entre outros.
Recorde-se que a ONU foi fundada por 50 países, a 24 de Outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia (Estados Unidos da América), congregando actualmente 193 membros, entre os quais Angola, desde 01 de Dezembro de 1976.
Esta terça-feira, inicia o debate geral da octogésima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo o Presidente de Angola e em exercício da União Africana, João Lourenço, o décimo terceiro da lista de oradores.
A octogésima sessão da Assembleia Geral da ONU decorre sob o lema “Melhor juntos: 80 Anos pela Paz, Desenvolvimento e Direitos Humanos”.