Categories: Internacional

Proibição de exportação de cobalto na RDC substituída por cotas anuais

A República Democrática do Congo, maior produtora mundial de cobalto, vai suspender a sua proibição de exportação a partir de 16 de Outubro, de acordo com o Africanews.

O Congo agora controlará o fornecimento global por meio de cotas anuais rígidas de exportação, anunciou o regulador de minerais estratégicos do país no domingo.

Até o final de 2025, as mineradoras poderão exportar até 18.125 toneladas de cobalto, um material essencial para baterias de veículos eléctricos. Os limites anuais aumentarão para 96.600 toneladas em 2026 e 2027.

A proibição, em vigor desde Fevereiro, depois que os preços do cobalto atingiram a menor taxa em nove anos, desencadeou declarações de força maior de grandes produtores, incluindo a gigante da mineração Glencore.

O sistema de cotas, apoiado pela Glencore, mas contestado pela CMOC, visa reduzir o excesso de oferta, sustentar os preços e reforçar o controlo do mercado, especialmente diante do crescente conflito no leste do Congo, onde a mineração ilegal está a ajudar a alimentar a violência dos rebeldes do M23.

O sector de mineração artesanal do Congo, em grande parte desregulamentado, continua sendo um desafio para a rastreabilidade global e o fornecimento ético.

O regulador diz que 10% das exportações de cobalto agora serão reservadas para projectos nacionais estratégicos, e que ele pode recomprar quaisquer estoques que excedam as cotas da empresa. As cotas podem ser ajustadas com base nas tendências do mercado ou no progresso do refino local.

voja24 .

Recent Posts

Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça

A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks…

13 horas ago

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual…

14 horas ago

Angola e Sérvia abordam cooperação

Angola e a Sérvia manifestaram, em Belgrado, o interesse de incrementar as relações político-diplomáticas e…

14 horas ago

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

4 dias ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

4 dias ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

4 dias ago