O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois novos estádios de futebol 11, localizados nas províncias do Uíge e do Huambo.
O Chefe de Estado falava à imprensa, na província do Bengo, após presidir à cerimónia de inauguração do Complexo Desportivo Paralímpico “José Armando Sayovo”, a primeira infra-estrutura do género no país, erguida no município do Dande, destinada à formação e preparação de atletas com deficiência.
De acordo com João Lourenço, o Estádio de Futebol do Uíge será inaugurado ainda este ano, enquanto o do Huambo deverá ser entregue no primeiro semestre de 2026, integrando um programa mais amplo de modernização e expansão de equipamentos desportivos.
“O sector está de parabéns porque, para além deste complexo que hoje inauguramos, ainda este ano será inaugurado o estádio do Uíge, e no próximo ano o do Huambo”, afirmou o Chefe de Estado.
O Presidente destacou que o Governo tem igualmente em carteira a construção de vários pavilhões multiusos em diferentes províncias, com o objectivo de proporcionar melhores condições de treino e competição a atletas de diversas modalidades.
“Quando anunciamos a construção dessas infra-estruturas é porque já temos, em princípio, a solução financeira equacionada. O país tem hoje 21 províncias, mas apenas menos de metade conta com pavilhões desportivos. Há, portanto, muito por fazer”, acrescentou.
Ao referir-se ao Complexo Desportivo “José Armando Sayovo”, João Lourenço destacou a sua importância no fortalecimento do desporto adaptado e na promoção da inclusão social, sublinhando o valor simbólico da homenagem ao atleta paralímpico angolano que dá nome à infra-estrutura.
“Esta é uma obra de grande significado, que reforça o compromisso do Estado com a valorização do desporto para todos e com a integração plena das pessoas com deficiência”, realçou.
O Presidente da República aproveitou a ocasião para dirigir uma mensagem de incentivo aos atletas paralímpicos e olímpicos angolanos, desafiando-os a manter o foco e a ambição nas competições internacionais, particularmente nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Para o Presidente, deve-se colocar a fasquia alta, pois a ambição deve ser sempre o ouro, referindo que os atletas angolanos já provaram que é possível vencer campeonatos africanos e mundiais.
“Se já atingimos esse nível, não podemos recuar”, sublinhou.
Na inauguração do Complexo Desportivo “José Armando Sayovo”, o Presidente da República fez-se acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O complexo, considerado uma referência continental, dispõe de modernas áreas de treino, reabilitação e alojamento, e será palco de programas de formação, intercâmbio e preparação de atletas de alto rendimento, com enfoque no desporto adaptado.
Localizado na zona de Bucula, município do Dande, província do Bengo, o complexo ocupa uma área de cerca de 8 hectares (equivalentes a 71 mil metros quadrados), e representa um investimento avaliado em 70 milhões de dólares norte-americanos.
A infraestrutura compreende diversas componentes voltadas para o treino, competição e desenvolvimento integral dos atletas, nomeadamente campo de futebol com relva sintética, pista de atletismo, piscina olímpica, quadras multiusos, pavilhão multidesportivo, ginásio, escola secundária, refeitório, cozinhas, balneários, enfermaria, sala de fisioterapia e áreas administrativas.