Dezasseis países confirmaram a sua participação na quarta edição da “Volta Angola Pepino 2025” em ciclismo de estrada, a disputar-se, de 30 de Outubro a 09 de Novembro, em alusão aos 50 anos da Independência Nacional.

Organizada pela Federação Angolana de Ciclismo (FACI), a competição contempla dez etapas, percorrendo sete províncias do país, designadamente Namibe, Huíla, Benguela, Cuanza Sul, Zaire, Bengo e Luanda, visando promover o desporto, a unidade nacional e o desenvolvimento sócio-económico.

Confirmaram participação Portugal, França, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Botswana, Burkina Faso, Nigéria, Senegal, Mali, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo (RDC), Moçambique e Cabo Verde.

De acordo com o vice-presidente da FACI, Osvaldo Jacinto, vão participar 11 equipas estrangeiras, cada uma composta por nove atletas, enquanto Angola concorre com 16 equipas, na perspectiva de consolidar o país como referência do ciclismo africano.

A “Volta Angola Pepino 2025” insere-se no programa de celebração dos 50 anos da Independência Nacional, constituindo-se um dos maiores eventos desportivos do calendário nacional.

Com a realização da competição, a organização pretende reforçar o intercâmbio entre países participantes, dinamizar o turismo interno e valorizar os talentos nacionais na modalidade.

A federação garante estarem a ser criadas todas as condições logísticas e técnicas para assegurar uma competição segura, competitiva e de alto nível, consolidando a imagem de Angola como um dos principais destinos do ciclismo africano.

Na edição passada, participaram na Volta Angola ciclistas de Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul, França, Nigéria, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo (RDC), tendo sido disputada em 11 etapas.

O angolano Dário António, do Interclube, sagrou-se vencedor, ao dominar quatro das dez etapas, enquanto Bruno Araújo, igualmente do Interclube, ficou na segunda posição e o francês Javouhey Clement, do Club Cicliste Saint Louiseien ocupou o terceiro lugar.

São as seguintes as etapas da Volta Angola Pepino 2025:

Primeira etapa (30/10) – Prólogo de 05 quilómetros, partida e chegada no Namibe;
Segunda etapa (31/10 – Prova de fundo de 130 quilómetros, Namibe/Huíla;
Terceira etapa (01/11) – Prova de fundo de 100 quilómetros, partida e chegada na Huíla;
Quarta etapa (02/11) – Prova de fundo de 100 quilómetros, Baía Farta/Lobito/Benguela;
Quinta etapa (03/11) – Prova de fundo de 170 quilómetros, Lobito/Sumbe (Cuanza Sul);
Sexta etapa (04/11) – Prova de fundo de 180 quilómetros, Porto Amboim/Parque da Quiçama;
Sétima etapa (06/11) – Contra-relógio individual de 30 quilómetros, partida e chegada ao Soyo (Zaire);
Oitava etapa (07/11) – Prova de fundo de 150 quilómetros, Soyo/Nzeto;
Nona etapa (08/11) – Prova de fundo de 180 quilómetros, Nzeto/Bengo;
Décima etapa (09/11) – Prova de fundo de 100 quilómetros, Bengo/Largo Primeiro de Maio, em Luanda.

Está previsto um dia de descanso, a 05 de Novembro, na cidade do Soyo, província do Zaire.

Deixe uma resposta