O novo estádio de futebol do Uíge vai ser inaugurado, na primeira semana de Novembro próximo, anunciou, esta sexta-feira, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.

Construído numa area de cinco hectares e com capacidade para albergar 10 mil espectadores, a infra-estrutura custou cerca de 38 milhões e 800 mil dólares, estando na fase de acabamentos.

As obras iniciaram a 19 de Junho de 2022, estando concluídos a colocação da relva, bancadas, balneários das equipas, árbitros e pessoal de apoio, zonas de aquecimento, salas de emergências médicas e de controlo anti-doping, cabines de imprensa, ginásio, parque de estacionamento, entre outros.

Falando à imprensa no final de uma visita de constatação às obras, o ministro da Juventude e Desportos garantiu estarem as condições criadas para a inauguração do estádio, que poderá acolher também jogos internacionais.

O estádio, localizado numa zona adjacente à centralidade Novo Horizonte do Quilomosso, a cerca de sete quilómetros do casco urbano da cidade do Uíge, obedece aos padrões da Confederação Africana de Futebol (CAF) e da FIFA, revelou Rui Falcão, adiantando que o mesmo vai servir para outras modalidades, entre as quais o atletismo e lutas.

“Estamos no fim da obra, e estamos com as condições criadas para, nos primeiros dias do mês de Novembro, fazermos a inauguração deste estádio que tem as condições que a FIFA e a CAF exigem”, sublinhou o ministro, revelando que “qualquer jogo internacional será realizado aqui. É um estádio que, não só vai servir o futebol, mas também as outras modalidades como o atletismo e lutas.

Questionado sobre a gestão do estádio, Rui Falcão disse que serão lançados concursos públicos e far-se-ão contratos para a manutenção das instalações desportivas, tanto das novas infra-estruturas como as que estão em recuperação, em todo o país.

Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que o novo estádio de futebol traduz o reconhecimento do potencial da região, em matéria de futebol, enfatizando que “estas infra-estruturas todas e aquelas que estão anunciadas que virão são o reconhecimento da nossa região como uma zona do desporto”.

José Carvalho da Rocha enalteceu os benefícios da nova infra-estrutura que irá intensificar a prática de desporto na região, tendo destacado a necessidade da sua conservação.

Na ocasião, Rui Falcão anunciou a construção de um novo pavilhão desportivo na província do Uíge, na zona adjacente à centralidade do Quilomosso, com capacidade para quatro mil espectadores.

Recorde-se que a cidade do Uíge conta, desde a era colonial, com o pavilhão multiuso do Futebol Clube local, uma instalação privada e que já não oferece condições para a prática de diversas modalidades desportivas.

Em declarações à imprensa, depois de visitar as obras do novo estádio de futebol do Uíge, a ser inaugurado na primeira semana de Novembro próximo, o ministro garantiu que já está reservado o espaço para a construção do pavilhão.

Rui Falcão disse que a pretensão é tornar a área do Quilomosso em Vila Desportiva do Uíge, com a implantação no futuro de outros empreendimentos desportivos.

Por seu lado, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou que o anúncio da construção do pavilhão é um reconhecimento ao histórico da prática desportiva na região.

Deixe uma resposta