O primeiro lote de 21 cavalos endurance, de um total de 24, para os Jogos Africanos da Juventude, a decorrerem de 10 a 20 de Dezembro próximo, já se encontram em Angola, desde sábado último.
Os cavalos provenientes da Namíbia, de raça árabe, estão a ambientar-se no recinto da competição, localizado na comuna da Funda, município do Sequele (província do Icolo e Bengo).
Em declarações à imprensa, o presidente da Federação Angolana do Desporto Equestre, Cali Mendonça, disse que, nos próximos dias, a tarefa é fazer com que os animais recuperem o peso que perderam durante a viagem de cinco dias feita por terra, da Namíbia a Angola.
Adiantou que nenhum atleta estrangeiro vai trazer o seu cavalo, devendo cada um disputar com os existentes no país, sublinhando que outros animais de raça angolana farão parte da competição.
Segundo revelou, vão participar no torneio, para além de Angola, a Namíbia, Argélia, Líbia, Tunísia e Marrocos, que já confirmaram enquanto se aguarda pela inscrição de outros países.
Cada país será representado por quatro atletas, dos quais dois do sexo feminino.
A prova terá um percurso de 40 quilómetros, dividido em duas etapas (20/20), com pontuações por equipa e individual.
A organização da prova prevê colocar 30 cavalos disponíveis, número que poderá subir para até 41, em função da confirmação de mais países que já receberam o convite.
Relativamente ao local para a realização da prova, Cali Mendonça garantiu que já estão a tratar da trilha, os sítios para os cavalos beberem água e postos para as equipas acompanharem os seus cavaleiros.
Essa será a primeira vez que Angola realiza uma competição do género.