O Governo angolano, através do Despacho Presidencial n.º 269/25, de 14 de Outubro, formalizou uma linha de crédito com a Luminar Finance, do Grupo Mitrelli, para o financiamento de três projetos estruturantes, num valor global de 526 milhões de euros. O pacote de investimentos abrange a construção de uma nova centralidade em Mbanza Kongo, no Zaire, e importantes obras de infraestruturas em Luanda, Cuanza Sul e Huambo.
O principal destaque vai para o município de Mbanza Kongo, que será beneficiado com a construção de 1.500 casas que darão forma à futura Centralidade do Mbanza Kongo, um projeto avaliado em 238,5 milhões de dólares (cerca de 224,4 milhões de euros, dependendo da taxa de câmbio). A iniciativa visa dar resposta às necessidades habitacionais da população local e impulsionar o desenvolvimento urbano da província do Zaire.
Para além da habitação, a linha de crédito autoriza ainda:
- A construção de redes de distribuição de água na província de Luanda, com enfoque nos lotes do Projecto Quilonga, o qual representa o maior investimento do pacote, com um orçamento de 281,9 milhões de dólares.
- A eletrificação dos municípios de Waku Kungo, Quibala (Cuanza Sul), Damba (Uíge) e Chicala Choloanga (Huambo).
A decisão presidencial delega à Ministra das Finanças a competência para a celebração dos acordos individuais de financiamento, garantindo a concretização destes projetos que têm como parceiro financiador a Luminar Finance, sucursal do Grupo Mitrelli.
Os investimentos sublinham o esforço do Executivo em avançar com o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação (PNUH) e melhorar as condições básicas de vida, como o acesso à água e energia, em várias províncias do país.
