O Presidente da República, João Lourenço, acreditou, esta segunda-feira, em Luanda, os novos embaixadores de oito países de África, América, Europa e Ásia.
Com efeito, foram acreditados, com estatuto de residentes, os embaixadores de Israel, Leo Vinovezky, de Timor Leste, Ivo Jorge, da Ucrânia, Andrii Kasianov, da Zâmbia, Elias Munshya, do Reino dos Países Baixos, Henny Fokel de Vries, e da Namíbia, Leonard Lipumbu.
Com estatuto de não residentes, João Lourenço recebeu as credenciais dos embaixadores do Canadá, Anderson Blanc, e da Indonésia, Mirza Nurhidayat.
Depois de acreditados, os embaixadores mantiveram conversas em privado, com duração de cerca de 15 minutos, com o Presidente João Lourenço.
O embaixador de Israel, Leo Vinovezky, é diplomata de carreira com mais de 22 anos de experiência, tendo exercido funções no Uruguai, Estados Unidos da américa, Etiópia, entre outros.
Por seu turno, Ivo Jorge Valente, embaixador de Timor-Leste, com 55 anos de idade, é licenciado em Direito e desempenhou funções de destaque no sector da Justiça no seu país, incluindo o cargo de Procurador-Geral Adjunto, entre 2006 e 2009.
Henny Fokel de Vries, embaixadora do Reino dos Países Baixos, possui 23 anos de carreira diplomática, tendo exercido funções na Tanzânia, Bangladesh, Moçambique e Paquistão, além de ter integrado vários departamentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país.
O diplomata ucraniano, Andrii Kasianov, tem experiência em contextos multilaterais e bilaterais, e representou o seu país na Geórgia, na OSCE e junto de organizações internacionais em Viena (Áustria) e Genebra (Suíça).
Elias Munshya, embaixador da Zâmbia, é advogado de profissão e possui uma carreira marcada pela actuação no sector da Justiça, tendo também sido embaixador na Austrália, Nova Zelândia e nas Ilhas do Pacífico.
O embaixador da Namíbia, Leonard Lipumbu, é diplomata experiente, tendo representado o seu país nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e França, além de ter exercido funções de chefia no Ministério das Relações Internacionais e Cooperação do seu país.
Anderson Blanc, embaixador do Canadá, apresenta um percurso ligado à diplomacia económica e à promoção de parcerias estratégicas no continente africano.
Por seu lado, Mirza Nurhidayat, embaixador da Indonésia, é diplomata de carreira, com experiência em vários postos da Ásia e África, destacando-se na promoção da cooperação Sul-Sul.
O ex-Presidente francês apresentou-se hoje na prisão para cumprir uma pena de cinco anos pelo…
O Presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, discutiu com o embaixador Jiang…
A mortalidade infantil caiu de 44 para 32 por mil nados-vivos, enquanto a mortalidade de…
O Presidente da República, João Lourenço, foi na noite de sábado, em Luanda, homenageado pela…
A TAAG - Linhas Aéreas de Angola realizou no sábado 18 de Outubro, os últimos…
O Governo angolano, através do Despacho Presidencial n.º 269/25, de 14 de Outubro, formalizou uma…