O Presidente da República, João Lourenço, foi na noite de sábado, em Luanda, homenageado pela Televisão Pública de Angola (TPA), num gesto simbólico de reconhecimento dos seus feitos em prol da valorização dos quadros e da própria estação.

A homenagem aconteceu durante a gala de comemoração dos 50 anos de existência da TPA, que decorreu numa das unidades hoteleiras do país.

O tributo deve-se ao empenho na melhoria da prestação dos serviços de comunicação e informação do país, com realce ao processo de modernização do órgão.

Para o efeito foi entregue ao ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, em representação do Presidente da República, uma miniatura de um estúdio num quadro.

História

Em 27 de Junho de 1973, o governo colonial português fundou a Radiotelevisão Portuguesa de Angola (RPA), secção da RTP. Após a independência, o Estado angolano tomou o controlo da rede televisiva, realizando a primeira transmissão em 18 de Outubro de 1975.

O processo de reestruturação administrativa da televisão pública foi iniciado a 28 de Novembro de 1975, mas foi em Junho de 1976 com a nacionalização da emissora que passou a ser designada como “Televisão Popular de Angola”.

Com a adopção do sistema multipartidário no país, em 1991, a estação televisiva passou a designar-se como Televisão Pública de Angola.

Em 30 de Maio de 2022, após a conclusão da obra iniciada em 2019, o Presidente da República, João Lourenço, inaugurou um novo Complexo de Produção de Conteúdos da TPA denominado “Ernesto Bartolomeu”, marcando também a substituição da televisão de definição padrão (SDTV) pela HDTV.

Deixe uma resposta