O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação com as forças da Polícia Nacional, interceptou uma tentativa de tráfico de diamantes, resultando na apreensão de 6.320 supostas pedras de diamantes e na detenção de dois homens, um de nacionalidade libanesa e um angolano.

A operação foi levada a cabo no Posto Controlo sobre o rio Lui, no município de Xa-Muteba. Os suspeitos foram apanhados quando tentavam sair da província da Lunda Norte, mais concretamente do município de Nzage, com destino à capital do país, Luanda. Viajavam a bordo de uma viatura de marca Land Cruiser, de cor branca.

Os detidos foram identificados como Ahmad Hussein, comerciante, solteiro de 47 anos, de nacionalidade libanesa e residente no bairro Futungo, em Luanda, e Adão Malala, motorista, solteiro de 57 anos, natural de Quimbebe (Uíge) e residente no bairro Golf II, também em Luanda.

Para além das 6.320 pedras preciosas, as autoridades encontraram em posse dos acusados 800 mil kwanzas no interior da viatura.

Segundo uma fonte do SIC, a detenção dos alegados traficantes foi resultado de um trabalho operativo que visava combater o tráfico ilícito de minérios estratégicos na região. Os suspeitos encontram-se agora sob custódia, e as pedras de diamante apreendidas deverão ser entregues à entidade responsável, a ENDIAMA E.P., como fiel depositária, para os procedimentos legais subsequentes.

Deixe uma resposta