Categories: Política

União Africana reitera apoio à Presidência sul-africana do G20

A Comissão da União Africana reitera o apoio incondicional à Presidência Sul-africana do G20, o fórum que reúne as maiores economias do mundo.

O posicionamento da Comissão da União Africana é visto como uma espécie de resposta ao recente anúncio do Presidente norte-americano que iria boicotar a próxima cimeira do G20, agendada para os dias 22 e 23 deste mês, em Joanesburgo.

Donald Trump escreveu nas redes sociais que a realização da cimeira do G20 na África do Sul é uma desgraça total. Ele citou os supostos abusos contra os afrikaneres, que estariam a ser vítimas de violência e confisco ilegal de terras.

Pretória sempre disse que esta narrativa de Donald Trump é baseada em falsas informações.

O próprio Afri-fórum, uma organização sul-africana de direitos civis, que defende os interesses dos Afrikaners, já veio desmentir a existência de genocídio contra os brancos, na África do Sul.

É dentro deste cenário que a Comissão da União Africana considera que a actual presidência sul-africana do G20 mostrou liderança excepcional na promoção das prioridades do sul global, no avanço do desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da governação global inclusiva.

O organismo do continente africano, escreve ainda que a África do Sul é uma democracia vibrante que defende a igualdade, os direitos humanos e o estado de direito. Acrescenta que a Constituição sul-africana reflecte os valores alinhados com a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.

Diz ainda que a África do Sul é lar de pessoas de muitas raças, culturas, idiomas e religiões que vivem juntas em unidade, numa inclusão vista como uma fonte de força nacional e admiração global.

A Comissão da União Africana incentiva, por outro lado, os parceiros internacionais a se envolverem com a África do Sul e o continente na contribuição continua para a paz, o desenvolvimento e a prosperidade globais.

Enquanto isso, os organizadores da cimeira do G20 afirmam que os preparativos decorrem a bom ritmo. A União Africana e a União Europeia também são membros do G20.

voja24 .

Recent Posts

Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça

A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks…

13 horas ago

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual…

13 horas ago

Angola e Sérvia abordam cooperação

Angola e a Sérvia manifestaram, em Belgrado, o interesse de incrementar as relações político-diplomáticas e…

13 horas ago

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

4 dias ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

4 dias ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

4 dias ago