O deputado do MPLA, Adão de Almeida, foi eleito, esta segunda-feira, em Luanda, Presidente da Assembleia Nacional, com 198 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção, durante a primeira reunião plenária ordinária da quarta sessão legislativa da quinta Legislatura.

Por solicitação do MPLA, Adão de Almeida substitui Carolina Cerqueira, a primeira mulher Presidente da Assembleia Nacional, que exercia as funções desde 2022.

A Presidente Cessante da Assembleia Nacional entregou ao eleito os símbolos do Poder Legislativo, nomeadamente o Martelo Parlamentar e a Bandeira da Assembleia Nacional.

Adão de Almeida foi, até a semana finda, ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

O novo Presidente da Assembleia Nacional tem 46 anos de idade, natural de Luanda, é jurista, licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e mestre em Ciências Jurídico-Políticas, sendo autor de artigos e estudos sobre Administração Pública, organização do Estado e Reforma Administrativa.

Ao longo da sua carreira, exerceu as funções de ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, entre outras. 

Deixe uma resposta