O recém-empossado ministro da Defesa, general Christopher Musa (reformado), prometeu na quinta-feira garantir uma Nigéria mais segura e protegida.
Afirmou que a demonstração de apoio dos cidadãos desde a sua nomeação e confirmação fortaleceu sua determinação em apresentar resultados, noticiou o The Nation.
Em declarações à imprensa, logo após prestar juramento perante o Presidente Bola Ahmed Tinubu, o antigo chefe do Estado-Maior da Defesa afirmou que os nigerianos podem esperar um futuro onde poderão viver o seu dia a dia sem medo de elementos criminosos.
“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os nigerianos. Os nigerianos me demonstraram carinho e eu garanto que trabalharei, custe o que custar, para garantir a segurança da Nigéria”, disse.
O general Musa, ao retornar a um sector que já liderou como o mais alto oficial militar do país, afirmou que sua prioridade imediata seria revitalizar a arquitectura de defesa e fortalecer a colaboração entre todas as agências de segurança.
“Minha prioridade imediata é garantir que a defesa ocupe plenamente o seu lugar no país. A sinergia entre as forças armadas e outras agências de segurança, e o envolvimento de todos os nigerianos, pois, como sempre dissemos, a segurança é responsabilidade de todos”, afirmou.
Segundo disse, reconstruir e manter essa sinergia será fundamental para o esforço do governo em busca de uma paz duradoura.
“É essa sinergia que precisamos desenvolver e aprimorar, e é isso que faremos. Posso garantir que, no menor tempo possível, os nigerianos verão os resultados”, acrescentou o ministro.
Na sua reunião com o presidente Tinubu , Musa disse que o presidente foi inequívoco em sua directriz de que a Nigéria deve ser assegurada para permitir que os cidadãos voltem a viver normalmente.
Musa afirmou que todos os esforços daqui para frente estarão alinhados com a Agenda de Esperança Renovada do Presidente Tinubu, que visa criar um ambiente seguro para o crescimento económico, a educação, a agricultura e a vida comunitária.
“Todos estão sendo incentivados a trabalhar juntos para garantir que a Nigéria continue a crescer em consonância com o programa Esperança Renovada do Presidente”, disse.
