Categories: Internacional

Rússia acusou EUA de provocar tensões com apreensão de petroleiro

A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares e políticas após a apreensão de um petroleiro ligado a Moscovo no Atlântico Norte.

A apreensão do navio, com pavilhão russo, ocorreu no âmbito do bloqueio imposto por Washington às exportações de petróleo venezuelano.

Em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou a Administração norte-americana de estar disposta a provocar graves crises internacionais.

“É lamentável e alarmante”, referiu o comunicado divulgado hoje pela diplomacia de Moscovo acrescentando que as acções “perigosas e irresponsáveis” dos Estados Unidos contaram com a cumplicidade do Reino Unido.

Na quarta-feira, o ministério da Defesa britânico indicou que prestou apoio operacional aos Estados Unidos na apreensão, no Atlântico Norte, de um petroleiro ligado à Rússia e que era perseguido durante vários dias pela Guarda Costeira norte-americana.

“As Forças Armadas britânicas prestaram apoio operacional planeado (…) às forças militares norte-americanas que interceptaram o ‘Bella 1’ (recentemente renomeado ‘Marinera’) entre o Reino Unido e a Islândia”, afirmou o ministério em comunicado.

Especificamente, as forças britânicas proporcionaram às autoridades norte-americanos acesso a pelo menos uma base aérea sendo que um navio de abastecimento prestou apoio às forças norte-americanas enquanto perseguiam e interceptavam o petroleiro, explicou ainda o ministério da Defesa britânico.

O petroleiro renomeado “Marinera”, actualmente com pavilhão russo, foi localizado na Zona Económica Exclusiva da Islândia ao início do dia de quarta-feira, após atravessar o Oceano Atlântico em águas internacionais, de acordo com dados de rastreio marítimo da agência Bloomberg.

O navio estava a ser perseguido pela Guarda Costeira norte-americana desde 21 de Dezembro do ano passado, enquanto seguia para a Venezuela, no âmbito do bloqueio imposto por Washington aos petroleiros ligados a Caracas. Segundo o portal especializado TankerTrackers, o navio não transportava qualquer carga.

voja24 .

Recent Posts

UNITA entrega documentos do seu congresso ao Tribunal Constitucional para anotação

A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…

15 horas ago

Protestos no Irão contra dificuldades económicas alastram todo país

Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…

16 horas ago

Reservas internacionais do Egipto atingem recorde

As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…

18 horas ago

Afreximbank afirma que economia da Nigéria está estabilizar-se

A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…

19 horas ago

Presidente Félix Tshisekedi promulga “Lei N’sele”

O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…

20 horas ago

Parlamento defende reforço da execução da despesa pública

O Relatório de balanço de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao III Trimestre…

21 horas ago