Angola e os Estados Unidos da América (EUA) voltaram a analisar, terça-feira, a conjuntura política e de segurança na região africana, com particular enfoque para a situação prevalecente no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

O assunto foi abordado durante uma conversa telefónica que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve com a sub-secretária de Estado norte-americana para os Assuntos Políticos, Allison Hooker, segundo uma comunicado de imprensa do MIREX.

Téte António reiterou o firme engajamento de Angola na promoção de iniciativas diplomáticas e de mediação com vista à restauração da paz e da estabilidade na região dos Grandes Lagos, sublinhando a primazia do diálogo, do respeito pela soberania e integridade territorial dos Estados, bem como da observância do direito internacional.

Allison Hooker reconheceu o papel fundamental de Angola na mediação dos conflitos na região e reiterou o apoio do Governo dos Estados Unidos à liderança angolana na busca da paz na RDC.

As partes manifestaram ainda a disponibilidade para a continuidade das consultas políticas regulares, em prol do reforço das relações bilaterais e da promoção da paz, segurança e estabilidade regionais e internacionais.

Deixe uma resposta