O Presidente da República de Angola, João Lourenço, autorizou um financiamento no valor de 250 milhões de dólares destinado ao reforço do sistema de saúde no país, com foco na preparação e resposta a emergências sanitárias.
A decisão consta do Despacho Presidencial n.º 122/26, já publicado em Diário da República.
Reforço da capacidade de resposta O financiamento visa a implementação do Projecto de Preparação, Respostas e Resiliência às Emergências de Saúde em Angola, uma iniciativa estratégica para melhorar a capacidade do país face a crises de saúde pública.Entre os principais objetivos do projeto destacam-se: fortalecimento da resposta a surtos e epidemias melhoria das infraestruturas sanitárias reforço da vigilância epidemiológica aumento da capacidade de intervenção rápida em situações de Emergência a medida surge num contexto em que Angola procura modernizar o seu sistema de saúde e torná-lo mais resiliente.
Parceria com o Banco Mundial o acordo será celebrado entre o Estado angolano, através do Ministério das Finanças, e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, uma das principais instituições do Grupo Banco Mundial.
O financiamento inclui ainda: uma subvenção do Fundo Planeta Habitável,destinada a reforçar a cobertura financeira do projeto e apoiar iniciativas ligadas à saúde e ao ambiente Preparação para futuras crises Sanitárias a iniciativa pretende preparar Angola para responder de forma mais eficaz a situações como:
•pandemias
•surtos de doenças infecciosas
•emergências sanitárias de grande escala Especialistas consideram que investimentos desta natureza são fundamentais para evitar colapsos no sistema de saúde e garantir maior proteção à população.
