Em saudação ao Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado a 01 de Julho, a Administração Municipal de Viana e a Direção Municipal do Turismo e Cultura promoveram uma mesa redonda com o tema “A biblioteca como meio de inclusão e transformação social”. O evento, que sublinhou a importância dos espaços de leitura para o desenvolvimento comunitário, reuniu representantes de diversas instituições e segmentos da sociedade.

O encontro teve lugar na Biblioteca Municipal de Viana, localizada no bairro 500 Casas, e contou com a participação das principais bibliotecas do município, incluindo a Biblioteca Real Século XXI, Biblioteca Nossa Senhora da Anunciação, Biblioteca Joaquina Insungo e a Biblioteca da Casa da Juventude.
Também estiveram presentes importantes livrarias, editoras organizações não governamentais e diferentes agentes culturais, como a Livraria Real Século XXI, a Livraria da Casa da Juventude e a Editora Escácias, a ANR de Viana (Associação Nova Realidade). O evento também contou com diversas instituições de ensino como o Colégio Joaquina Insungo, o Colégio Nossa Senhora da Anunciação e escolas públicas.
O acto foi presidida pelo Administrador Municipal Adjunto para a Área Política e Social, Paulo Maka Zadi, em representação do Administrador Municipal de Viana, e pelo Coordenador da Biblioteca Municipal de Viana, Gabriel Vicente. Ambos destacaram o papel fundamental das bibliotecas na promoção do conhecimento, na democratização do acesso à informação e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.