O SIC – Serviço de Investigação Criminal deteve na manhã desta quinta-feira, 07 de Agosto o jovem Buka Tanda, Secretário Nacional para Mobilização da JURA, organização juvenil ligada à UNITA. A detenção ocorreu sob circunstâncias ainda não esclarecidas pelas autoridades, gerando preocupação entre membros da sociedade civil e da oposição.
Segundo testemunhas, além de ser detido, Buka Tanda teria sido agredido durante a operação conduzida por agentes do SIC. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre os motivos da detenção nem sobre o paradeiro do dirigente juvenil.
Oliveira Francisco, conhecido como MEA, descreveu Buka como “um jovem competente, poliglota, com domínio de mais de cinco línguas, um quadro brilhante da juventude angolana, que tem dado tudo de si para formar, orientar e mobilizar jovens em todo o país.” A declaração reforça o impacto da detenção sobre os círculos juvenis e políticos que acompanham o trabalho da JURA.
A ausência de esclarecimentos por parte do SIC e da Polícia Nacional levanta questões sobre a legalidade e a transparência da acção. Organizações de direitos humanos e representantes políticos já começam a manifestar preocupação com o que consideram uma possível violação das liberdades civis.
A redacção da Voja24, segue acompanhando o caso e aguarda pronunciamentos oficiais que possam esclarecer os factos e garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão detido.