O escritor angolano João Melo terá seu livro “Será este livro um romance?” publicado na China. A obra faz parte de uma coletânea intitulada “Série Países de Língua Portuguesa” e será lançada em outubro pelas editoras chinesas Lijiang e Macanese.
Originalmente publicada em 2022 pela editora portuguesa Caminho, a obra será a primeira de João Melo a ser traduzida para o mandarim. Segundo nota de imprensa da Kalunga – Divulgação & Produções Afro-Atlânticas, o livro, que foi escrito durante a pandemia de Covid-19, aborda a transição política em Angola e discute temas como a autenticidade do autor e a confiabilidade do narrador. O professor e tradutor David Brookshaw, editor de África na Dedalus, descreve a obra como “não sendo um romance africano prototípico”, mas que, ainda assim, aborda as expectativas temáticas do público ocidental em relação à literatura do continente.
Conhecido por sua poesia e contos, João Melo tem uma vasta carreira de mais de 50 anos e já publicou em diversos países, como Brasil, Portugal, Cuba, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Tunísia. Seus livros também serão lançados em breve na Índia e na Polónia.
A Lijiang Publishing, uma das editoras responsáveis pela publicação, é uma renomada casa editorial chinesa que se destaca em áreas como ciências sociais, literatura e arte. A editora já publicou séries notáveis, como a “O Nobel, Literatura Francesa do Século XX”, e trabalha com autores chineses de grande prestígio.