O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o director da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, Juvenal Arcanjo Dengo, com quem abordou o reforço da cooperação.

Os dois interlocutores manifestaram-se esperançados no reforço da cooperação entre Angola e a OIT, que passa pela ractificação de convenções sobre direitos laborais, como trabalho digno, segurança e saúde no trabalho e protecção social.

Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores esclarece que Angola já ratificou 42 convenções da OIT e está empenhada em melhorar as condições de trabalho, através da aplicação de normas internacionais e do diálogo social.

O novo director da OIT para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Guiné Equatorial é de nacionalidade moçambicana, com mais de 20 anos de experiência na administração pública, nomeadamente nas áreas do trabalho, emprego, educação e relações internacionais, e vai funcionar em Luanda, onde está em instalação a sede da instituição.

Recentemente, desempenhou as funções de director-geral do Instituto Nacional do Emprego, em Maputo (Moçambique), e é membro do Conselho Nacional do Ensino Superior de Moçambique, desde 2020.

De 2008 a 2015, foi primeiro secretário e conselheiro da Missão Permanente de Moçambique junto do Escritório das Nações Unidas e de outras organizações internacionais em Genebra, Suíça.

Deixe uma resposta