Um Acordo-Quadro para Serviços permitirá que a Etiópia apoie os Camarões nos seus esforços de transformação digital, um passo importante para expandir internacionalmente a expertise da empresa de telecomunicações Ethio Telecom, informou hoje a Fana Media Corporation, citado pela Prensa Latina.

O acordo assinado quinta-feira, em Yaoundé, entre a empresa estatal etíope e a Cameroon Telecoms (Camtel) formalizou a cooperação iniciada após a visita de referência de executivos camaroneses a Addis Abeba em Abril de 2025.

Durante esta última visita, a delegação da Camtel observou como sua contraparte local – pioneira na África no fornecimento de soluções integradas de telecomunicações e digitais, com 86,1 milhões de assinantes e mais de 57,59 milhões de usuários do serviço telefónico Telebirr – desempenhou um papel fundamental na implementação da estratégia nacional “Etiópia Digital”.

A empresa camaronesa, que opera a rede nacional de fibra óptica com mais de 15.000 quilómetros de extensão e oferece serviços fixos, móveis, de internet e de data center em todas as 10 regiões, trabalha para construir uma economia digital moderna por meio da modernização da rede, da expansão do acesso financeiro e da digitalização dos serviços públicos.

O novo acordo posiciona a Ethio Telecom como parceira estratégica para promover essa agenda por meio de consultoria especializada e programas de imersão interdisciplinar.

Da mesma forma, apoiará o desenvolvimento e o lançamento do Blue Money, a plataforma de pagamentos electrónicos da Camtel, projectada para melhorar a inclusão financeira nos Camarões.

Prevê também a cooperação técnica para digitalizar a prestação de serviços públicos, incluindo o estabelecimento de uma Nuvem Governamental soberana.

Segundo a fonte, a Ethio Telecom continuará a impulsionar os esforços de modernização da rede em direcção às tecnologias 4G, 5G e de conectividade avançada, ao mesmo tempo que apoiará a empresa camaronesa na transformação organizacional por meio da modernização dos sistemas de informação, da automação do trabalho e de operações centradas no cliente.

Isso também permitirá que a Etiópia avance na sua “Estratégia Próximo Horizonte: Digital e Além de 2028”, lançando iniciativas de expansão regional e reforçando o papel de liderança da Etiópia no cenário de transformação digital da África.

Deixe uma resposta