Categories: Política

União Africana Nomeia Faure Gnassingbé para Mediar Guerra no Leste da Rdc

A União Africana (UA) apoiou a nomeação do Presidente do Togo, Faure Gnassingbé, como o novo mediador para as conversações de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e os rebeldes do M23. Gnassingbé sucede ao Presidente angolano cessante, João Lourenço, que expressou o desejo de se concentrar nas suas funções como presidente da UA.

Esta nomeação surge num momento crítico, após anos de conflito no leste do Congo, resultando na tomada de duas grandes cidades por ofensivas do M23. A violência resultou em milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

João Lourenço destacou a grave deterioração da situação humanitária e a necessidade de um novo impulso no processo de mediação, face a receios de uma escalada para uma guerra regional mais ampla.
Em um gesto de boa vontade antes das negociações de paz agendadas para os próximos dias em Doha, o M23 retirou-se esta semana da estratégica cidade de Walikale.

voja24 .

Recent Posts

Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça

A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks…

14 horas ago

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual…

14 horas ago

Angola e Sérvia abordam cooperação

Angola e a Sérvia manifestaram, em Belgrado, o interesse de incrementar as relações político-diplomáticas e…

14 horas ago

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

4 dias ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

4 dias ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

4 dias ago