Categories: Eleições

Guiné-bissau: eleições marcadas para novembro de 2025

O Presidente Umaro Sissoco Embaló anunciou, na última sexta-feira, 7 de março, a marcação das eleições gerais antecipadas, presidenciais e legislativas, para o dia 23 de novembro de 2025. O anúncio foi feito durante uma auscultação com partidos políticos, marcada pela ausência dos líderes das coligações eleitorais da oposição, nomeadamente a Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi e a Plataforma Aliança Inclusiva – PAI Terra Ranka.

O decreto presidencial nº 06/2025, que oficializa a data das eleições, foi lido por Fernando Delfim da Silva, conselheiro especial e porta-voz da presidência. O documento fundamenta a decisão na necessidade de cumprir os requisitos legais para a marcação das eleições simultâneas, após consulta ao governo, partidos políticos e à Comissão Nacional de Eleições (CNE), conforme previsto nos artigos 70º e 68º da Constituição da República, e no artigo 3º da lei nº 10/2013, de 25 de setembro.

Antes da leitura do decreto, o Presidente Embaló proferiu um discurso, no qual criticou a postura de alguns políticos, afirmando que “os políticos não devem apenas convergir para destruir a Guiné-Bissau”. Ele assegurou que, enquanto Presidente, não permitirá tais acções e alertou contra a dependência de “vícios”, sugerindo que aqueles que os possuem busquem outras formas de financiamento. “Já não tenho dinheiro para dar a ninguém. Se ontem fi-lo, acabou. Hoje estamos numa nova etapa e o meu compromisso é com a Guiné-Bissau e com o povo guineense”, declarou Embaló perante representantes de diversos partidos políticos.

Em relação à soberania do país, o Presidente Embaló sublinhou que “não existem Estados pequenos, todos são Estados e cada Estado tem as suas regras, a Constituição e outras leis que devem ser respeitadas”. Ele enfatizou a importância de evitar que organizações sub-regionais, como a CEDEAO, a União Africana, a CPLP e as Nações Unidas, “tomem medidas por nós”.

voja24 .

Share
Published by
voja24 .

Recent Posts

Presidente do Madagáscar denuncia pretensão de golpe de Estado

O Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, afirmou este sábado que o movimento de protesto em…

15 horas ago

Presidente da República anuncia inauguração de novos estádios

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…

18 horas ago

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

20 horas ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

21 horas ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

21 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago