Categories: ONUPolítica

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual de concertação organizada pela Libéria, para analisar o futuro das Nações Unidas e a eleição do próximo secretário-geral da organização.

Presidido pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Libéria, Sara Beysolow Nyanti, os participantes analisaram igualmente a necessidade de reformas estruturais nas Nações Unidas, com destaque para o seu Conselho de Segurança para que seja mais representativo, democrático e alinhado as realidades geopolíticas actuais, incluindo a justa representação de África.

Uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores adianta que foram também abordadas questões relacionadas com a reforma das instituições financeiras internacionais, de modo a garantir maior equidade no acesso ao financiamento para o desenvolvimento sustentável.

O encontro serviu ainda para a troca de impressões sobre o processo de eleição do próximo secretário-geral das Nações Unidas, sublinhando-se a importância da transparência, inclusão e do respeito pelos princípios da rotatividade regional e da equidade de género.

Participaram na reunião, os ministros dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Egipto, Namíbia e Nigéria, enquanto a Etiópia esteve representada pelo seu vice-ministro.

Este encontro ministerial de concertação ocorreu depois de um outro, ao nível de Chefes de Estado, realizado recentemente em Addis Abeba (Etiópia), enquadrado nos desafios que se colocam ao sistema multilateral, incluindo as crescentes tensões geopolíticas, mudanças climáticas, conflitos armados, endividamento dos países em desenvolvimento e desigualdades globais.

Ministro das Relações Exteriores reúne-se com embaixador da China

Sexta-feira última, Téte António recebeu em audiência, em Luanda, o embaixador da China acreditado em Angola, Zhang Bin, com quem trocou impressões sobre o estado actual das relações bilaterais entre os dois países, no quadro do reforço da cooperação económica e comercial, particularmente nos domínios do petróleo e de outros recursos naturais estratégicos.

Durante a audiência, as partes sublinharam o excelente nível das relações político-diplomáticas entre os dois países, assentes nos princípios do respeito mútuo, solidariedade e benefícios recíprocos.

Foi igualmente destacada a importância da parceria estratégica global que Angola e a China mantêm há vários anos, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socio-económico de Angola.

As duas entidades manifestaram interesse em diversificar a cooperação bilateral, com a promoção de novos investimentos, incentivo as parcerias empresariais e reforço dos mecanismos de intercâmbio técnico e formação de quadros angolanos.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

2 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

3 semanas ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

3 semanas ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

3 semanas ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

4 semanas ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 mês ago