Categories: justiça

Angola: Polícia desmantela esconderijo e detém imigrantes ilegais no Zaire

Uma operação coordenada da Polícia de Guarda Fronteiras (PGF) resultou, neste domingo (20), no desmantelamento de um esconderijo de imigrantes ilegais e na detenção de 12 cidadãos da República Democrática do Congo. A acção policial ocorreu numa área de matagal próxima à Universidade da Montanha, nos arredores da capital provincial, Mbanza Congo.

Segundo informações da PGF, o grupo, composto por cinco mulheres e sete homens, permanecia no local há mais de uma semana, aguardando a chegada de outros indivíduos que os auxiliariam a seguir viagem rumo a Luanda.
O Intendente Luís Bernardo, porta-voz da Polícia Nacional de Angola no Zaire, citado pela Agência Angola Press – ANGOP, revelou que os imigrantes teriam entrado em território angolano através da fronteira terrestre do Luvo. Cada um deles teria pago a quantia de sete mil e setecentos dólares aos facilitadores do transporte, que se encontram actualmente em fuga.

O porta-voz da PNA informou ainda que os cidadãos detidos foram encaminhados ao Ministério Público para as devidas diligências legais.
A província do Zaire, que partilha uma extensa fronteira de 310 quilómetros com a RDC (120 km terrestres e 190 km fluviais através do rio Zaire), tem sido palco de frequentes tentativas de entrada ilegal de imigrantes. Esta operação demonstra o esforço contínuo das autoridades angolanas no combate à imigração ilegal e ao crime de auxílio à imigração.

voja24 .

Share
Published by
voja24 .

Recent Posts

Mali: Militares Adiam Eleições e Seguram Poder por Mais Cinco Anos

A junta militar que governa o Mali, liderada pelo General Assimi Goita, aprovou nesta quinta-feira…

3 dias ago

Cabo Verde Celebra 50 Anos de Independência com Presença de Líderes Internacionais

Cabo Verde celebra hoje, 05 de julho de 2025, o seu 50º aniversário de independência,…

3 dias ago

Presidente João Lourenço ruma ao Brasil para Cimeira dos BRICS

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, partiu hoje de Luanda com…

3 dias ago

Viana Celebra o Dia Mundial das Bibliotecas com Foco na Inclusão e Transformação Social

Em saudação ao Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado a 01 de Julho, a Administração Municipal…

6 dias ago

Governo Trump encerra definitivamente Agência de Ajuda Internacional USAIDA

Em um movimento que marca uma reorientação drástica da política externa americana, o governo do…

6 dias ago

SODIAM Lança Leilão Online de Pedras Especiais em Parceria Internacional

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM EP) anunciou hoje,26 de Junho,…

2 semanas ago