O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda-Norte realizou uma significativa operação no fim de semana, resultando na apreensão de 2.081 supostas pedras de diamantes. Os minerais, que tinham como destino a capital do país, Luanda, para comercialização ilegal, foram interceptados nos municípios de Xá-Muteba e Lucapa.
Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumani, detalhou que as pedras foram encontradas em posse de dois indivíduos, ambos de 35 anos. Um dos detidos é um cidadão estrangeiro, oriundo da Guiné-Conacri, que possuía uma licença para atividades comerciais de bens de consumo, o que levantou suspeitas sobre a legalidade de sua posse de diamantes.
A maior parte da apreensão, totalizando 2.050 supostas pedras de diamantes, ocorreu durante uma abordagem na ponte sobre o rio Lui, no município do Xá-Muteba. No momento da intercepção, um cidadão nacional tentava transportar as pedras rumo a Luanda.
As restantes 31 pedras de diamantes foram apreendidas na localidade de Calonda, no município do Lucapa. Elas estavam em posse do cidadão da Guiné-Conacri, que, segundo o SIC, estava envolvido em actividades comerciais ilícitas relacionadas aos minerais. Além das pedras preciosas, a operação conjunta do SIC Lunda-Norte resultou na apreensão de 7 mil dólares norte-americanos e 200 mil kwanzas angolanos. Também foram confiscados uma viatura da marca Suzuki, de cor cinzenta e matrícula LD-79-26-II, e uma motorizada da marca TVS. Ambos os veículos eram utilizados para facilitar o transporte dos minerais estratégicos extraídos ilegalmente na Lunda-Norte.
O Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, afirmou este sábado que o movimento de protesto em…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…
As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…
A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…
As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…
O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…