O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda-Norte realizou uma significativa operação no fim de semana, resultando na apreensão de 2.081 supostas pedras de diamantes. Os minerais, que tinham como destino a capital do país, Luanda, para comercialização ilegal, foram interceptados nos municípios de Xá-Muteba e Lucapa.
Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumani, detalhou que as pedras foram encontradas em posse de dois indivíduos, ambos de 35 anos. Um dos detidos é um cidadão estrangeiro, oriundo da Guiné-Conacri, que possuía uma licença para atividades comerciais de bens de consumo, o que levantou suspeitas sobre a legalidade de sua posse de diamantes.
A maior parte da apreensão, totalizando 2.050 supostas pedras de diamantes, ocorreu durante uma abordagem na ponte sobre o rio Lui, no município do Xá-Muteba. No momento da intercepção, um cidadão nacional tentava transportar as pedras rumo a Luanda.
As restantes 31 pedras de diamantes foram apreendidas na localidade de Calonda, no município do Lucapa. Elas estavam em posse do cidadão da Guiné-Conacri, que, segundo o SIC, estava envolvido em actividades comerciais ilícitas relacionadas aos minerais. Além das pedras preciosas, a operação conjunta do SIC Lunda-Norte resultou na apreensão de 7 mil dólares norte-americanos e 200 mil kwanzas angolanos. Também foram confiscados uma viatura da marca Suzuki, de cor cinzenta e matrícula LD-79-26-II, e uma motorizada da marca TVS. Ambos os veículos eram utilizados para facilitar o transporte dos minerais estratégicos extraídos ilegalmente na Lunda-Norte.
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM EP) anunciou hoje,26 de Junho,…
O Presidente da República e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, regressou a…
As presidentes dos parlamentos de Angola, Carolina Cerqueira, e de Moçambique, Margarida Talapa, reuniram-se esta…
Luanda se prepara para ser o palco do Primeiro Fórum Nacional de Inteligência Artificial 2025,…
A 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, a decorrer em Luanda desde domingo,…
O Presidente do Quénia, William Ruto, sancionou hoje a Lei de Combate à Lavagem de…