O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda-Norte realizou uma significativa operação no fim de semana, resultando na apreensão de 2.081 supostas pedras de diamantes. Os minerais, que tinham como destino a capital do país, Luanda, para comercialização ilegal, foram interceptados nos municípios de Xá-Muteba e Lucapa.
Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumani, detalhou que as pedras foram encontradas em posse de dois indivíduos, ambos de 35 anos. Um dos detidos é um cidadão estrangeiro, oriundo da Guiné-Conacri, que possuía uma licença para atividades comerciais de bens de consumo, o que levantou suspeitas sobre a legalidade de sua posse de diamantes.
A maior parte da apreensão, totalizando 2.050 supostas pedras de diamantes, ocorreu durante uma abordagem na ponte sobre o rio Lui, no município do Xá-Muteba. No momento da intercepção, um cidadão nacional tentava transportar as pedras rumo a Luanda.
As restantes 31 pedras de diamantes foram apreendidas na localidade de Calonda, no município do Lucapa. Elas estavam em posse do cidadão da Guiné-Conacri, que, segundo o SIC, estava envolvido em actividades comerciais ilícitas relacionadas aos minerais. Além das pedras preciosas, a operação conjunta do SIC Lunda-Norte resultou na apreensão de 7 mil dólares norte-americanos e 200 mil kwanzas angolanos. Também foram confiscados uma viatura da marca Suzuki, de cor cinzenta e matrícula LD-79-26-II, e uma motorizada da marca TVS. Ambos os veículos eram utilizados para facilitar o transporte dos minerais estratégicos extraídos ilegalmente na Lunda-Norte.
A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…
Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…
A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…
As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…
A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…
O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…