A 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, a decorrer em Luanda desde domingo, 22 de Junho, continua a captar as atenções da imprensa internacional, que realça a importância do evento para a diplomacia económica e o investimento no continente.
Em Portugal, o Jornal Económico sublinha o foco dos EUA na diplomacia de negócios, titulando: “EUA querem diplomacia focada nos negócios e mais empresas em África”. A publicação portuguesa destaca a declaração do director do Gabinete de Assuntos Africanos do Departamento de Estado norte-americano, que reforçou o compromisso dos EUA com o sector privado e a criação de oportunidades de negócio em África, apontando Angola como um exemplo de transformação.
A RFI, na sua edição online, eleva a cimeira a “Cimeira histórica que vai projectar Angola como uma potência regional”. A reportagem, acompanhada por uma fotografia da Marginal de Luanda, local do evento, realça a relevância da cimeira para o futuro de Angola. O portal também entrevistou Sérgio Calundungo, coordenador do Observatório Político e Social de Angola, que enfatizou o papel central do Corredor do Lobito, com significativo investimento norte-americano, nas discussões da cimeira.
Por sua vez, a DW destaca os diferentes tons do evento com a manchete “EUA acenam com negócios, Presidente angolano faz alerta”. A matéria é ilustrada com a tradicional “foto de família” dos principais líderes africanos e norte-americanos presentes na cimeira, simbolizando os encontros e as expectativas geradas pelo evento.
A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, em Luanda, na generalidade, a proposta de Orçamento Geral…
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o director da…
Angola e Moçambique estão entre os países africanos com alta criminalidade e baixa resiliência ao…
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi hoje condenado pelo Tribunal Supremo do país…
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, felicitou o Governo angolano pelas reformas…
O secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, efectua uma visita de trabalho a Angola, entre…