Categories: PolíticaSociedade

Governo Trump encerra definitivamente Agência de Ajuda Internacional USAIDA

Em um movimento que marca uma reorientação drástica da política externa americana, o governo do presidente Donald Trump anunciou o encerramento definitivo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Criada em 1961 e por décadas considerada a maior distribuidora de ajuda humanitária do mundo, a agência teve suas operações encerradas oficialmente esta noite, com o Departamento de Estado assumindo a gestão total de toda a assistência internacional dos EUA.

O desmantelamento da USAID, que vinha sendo processado desde fevereiro em meio a cortes nas despesas públicas promovidos pelo empresário Elon Musk, culmina em uma decisão criticada por especialistas e organizações internacionais.

Em comunicado, o Secretário de Estado, Marco Rubio, justificou a medida, afirmando que a USAID não cumpriu seus objectivos desde o fim da Guerra Fria e que teria criado uma rede de organizações não-governamentais (ONG) que viviam “à custa dos contribuintes americanos”. “Esta era de ineficiência chegou oficialmente ao fim. Sob a administração Trump, finalmente teremos uma ajuda externa que prioriza os nossos interesses nacionais”, frisou Rubio. Acrescentou ainda que os cidadãos norte-americanos “não devem pagar impostos para financiar governos falidos em países distantes” e prometeu que, a partir de agora, “a ajuda será direcionada e limitada no tempo”.

O processo de encerramento resultou em uma redução drástica do pessoal da agência. Dos aproximadamente 10.000 funcionários e contratados em Washington e escritórios globais, apenas 294 permanecerão para operações mínimas.

A decisão foi recebida com forte oposição por especialistas em ajuda humanitária e organizações internacionais, que alertam para a formação de uma lacuna significativa em programas de saúde, educação e resposta a crises humanitárias. Em raras críticas conjuntas ao governo Trump, os ex-presidentes Barack Obama e George W. Bush se manifestaram na segunda-feira.

A USAID foi estabelecida em 1961 pelo presidente John F. Kennedy com o propósito de canalizar a ajuda externa americana para o desenvolvimento e a assistência humanitária. Contudo, ao longo de sua história, a agência também foi alvo de críticas por supostamente usar a ajuda como ferramenta de influência política, favorecendo os interesses estratégicos de Washington em detrimento das necessidades locais.

voja24 .

Recent Posts

Presidente do Madagáscar denuncia pretensão de golpe de Estado

O Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, afirmou este sábado que o movimento de protesto em…

21 horas ago

Presidente da República anuncia inauguração de novos estádios

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…

24 horas ago

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

1 dia ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

1 dia ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

1 dia ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

3 dias ago