Categories: Política

CPLP avalia cooperação e debatem soberania alimentar

A capital guineense é, desde esta quinta-feira, o palco da 30.ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro junta os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos nove Estados-membros, incluindo Angola, para uma avaliação aprofundada do estado da cooperação e a tomada de decisões estratégicas para o futuro da organização. Além dos países fundadores – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste –, a reunião conta com a presença de Observadores Associados e Consultivos.

A sessão de abertura, conforme nota do MIREX (Ministério das Relações Exteriores de Angola), teve como oradores o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Carlos Pereira, e a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Ilza Vaz, cuja nação detinha a presidência cessante da CPLP.

Um dos pontos altos do evento foi a tomada de posse de Carlos Pereira como presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP para o biénio 2025-2027. A Guiné-Bissau assume assim a liderança num período crucial, com o tema da reunião focado na “CPLP e a Soberania Alimentar – Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”.

Durante os trabalhos, os ministros estão a debruçar-se sobre o estado atual da cooperação no seio da Comunidade. Em destaque na agenda estão as iniciativas em curso em áreas vitais como a mobilidade, economia, educação, cultura e, claro, a segurança alimentar. A expectativa é que o encontro resulte em compromissos concretos que impulsionem o desenvolvimento e a integração entre os países de língua portuguesa.

voja24 .

Recent Posts

Tribunal de Luanda impede jornalistas de prosseguir com a greve

O Tribunal da Comarca de Luanda tomou a decisão de suspender a greve geral dos…

13 horas ago

João Lourenço já em Adis Abeba para Cimeira União Africana-CARICOM

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, já se encontra em Adis Abeba, capital…

13 horas ago

União Europeia vigora Lei que proíbe uso de unhas em gel na beleza feminina

A União Europeia implementou uma nova legislação que restringe a utilização de determinadas substâncias químicas…

1 dia ago

Polícia Nacional apreende 200 garrafas de gás butano em operação contra crimes económicos no Cunene

A Polícia Nacional de Angola e o Serviço de Investigação Criminal apreenderam nesta semana na…

2 dias ago

África aposta fortemente nas energias limpas

O continente africano está potencializar a capacidade de energia solar, com as importações de painéis…

2 dias ago

Empresas Zimbabuanas rumo à expansão comercial em Argel

A Feira Comercial Intra-Africana de 2025 (IATF 2025), que decorre de 4 a 10 de…

2 dias ago