Categories: Saúde

Angola inicia campanha de vacinação contra a Pólio após ressurgimento da doença

Angola dá início, nesta sexta-feira, 15 de Agosto, à primeira ronda de uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A iniciativa, que vai até domingo, tem como objectivo proteger as crianças e conter o recente ressurgimento da doença no país. A acção conta com o apoio da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha surge como resposta a um surto de poliovírus tipo 2. Em 2025, o país registou 14 casos da doença em quatro províncias, dez anos após ter sido declarado livre da circulação do poliovírus selvagem, em 2015. Esse marco foi alcançado graças ao esforço conjunto do governo, da OMS, do UNICEF e de milhares de voluntários.

A operação de vacinação é uma iniciativa complexa que envolve a aquisição de doses, um planeamento detalhado, a mobilização de comunidades e a formação e supervisão das equipas de vacinadores, garantindo que as vacinas cheguem a todas as crianças em risco.

voja24 .

Recent Posts

Presidente da República anuncia inauguração de novos estádios

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…

36 minutos ago

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

2 horas ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

3 horas ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

4 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago

Timor-Leste regista mais de 20 mortes por raiva

O Ministério da Saúde de Timor-Leste registou 22 mortos devido à raiva desde o início…

2 dias ago