??????????
O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique concedeu a aprovação para o novo partido do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, agora denominado ANAMOLA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira por Dinis Tivane, assessor do político, que a partilhou nas redes sociais.
O nome do partido, ANAMOLA, é o acrónimo de Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo. A aprovação encerra um processo que se iniciou com o pedido de constituição do partido e a subsequente batalha legal para o seu registo.
A sigla inicial, Anamalala, que significa “vai acabar” ou “acabou” na língua macua, popularizou-se durante a campanha de Mondlane para as eleições de 9 de outubro de 2024 e nos protestos que se seguiram. No entanto, o Ministério da Justiça considerou o termo inadequado por já ter um significado linguístico e solicitou a sua alteração.
Em resposta, Venâncio Mondlane submeteu, em junho, um recurso ao ministério, alterando a sigla para ANAMOLA, mantendo o mesmo significado. Posteriormente, o processo foi levado ao Conselho Constitucional por Mondlane, que alegou que o ministério não havia respondido dentro do prazo legal.
A aprovação formal do ANAMOLA marca um novo capítulo na jornada política de Venâncio Mondlane, permitindo que a sua aliança atue agora como um partido político oficialmente reconhecido no país.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, defendeu em Yokohoma, Japão, a necessidade de um desenvolvimento centrado…
Cabinda, Angola - A Sonangol, em parceria com a Gemcorp Angola, lançou recentemente o Projeto…
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) volta a ocupar o centro da cena…
No quadro do Dia Mundial Humanitário, Moçambique emerge como um dos países africanos onde a…
Ouagadougou, 20 de agosto de 2025 - O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem…
Luanda - O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Educação, anunciou nesta…