Categories: Internacional

Moçambique: Luz verde para o partido de Venâncio Mondlane

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique concedeu a aprovação para o novo partido do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, agora denominado ANAMOLA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira por Dinis Tivane, assessor do político, que a partilhou nas redes sociais.

O nome do partido, ANAMOLA, é o acrónimo de Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo. A aprovação encerra um processo que se iniciou com o pedido de constituição do partido e a subsequente batalha legal para o seu registo.

A sigla inicial, Anamalala, que significa “vai acabar” ou “acabou” na língua macua, popularizou-se durante a campanha de Mondlane para as eleições de 9 de outubro de 2024 e nos protestos que se seguiram. No entanto, o Ministério da Justiça considerou o termo inadequado por já ter um significado linguístico e solicitou a sua alteração.

Em resposta, Venâncio Mondlane submeteu, em junho, um recurso ao ministério, alterando a sigla para ANAMOLA, mantendo o mesmo significado. Posteriormente, o processo foi levado ao Conselho Constitucional por Mondlane, que alegou que o ministério não havia respondido dentro do prazo legal.

A aprovação formal do ANAMOLA marca um novo capítulo na jornada política de Venâncio Mondlane, permitindo que a sua aliança atue agora como um partido político oficialmente reconhecido no país.

voja24 .

Recent Posts

Eleito novo Presidente da Assembleia Nacional

O deputado do MPLA, Adão de Almeida, foi eleito, esta segunda-feira, em Luanda, Presidente da…

2 dias ago

Adão de Almeida designado membro do Conselho da República

O Presidente da República, João Lourenço, designou, esta segunda-feira, em Luanda, como membro do Conselho…

2 dias ago

TRIBUNA DE REFLEXÃO NACIONAL QUANDO INSULTAM A PÁTRIA , QUEM SE CALA ESTÁ DO LADO DO INVASOR

Há momentos na vida de um povo em que não se pode hesitar, não se…

3 dias ago

Lionel Scaloni não descarta a possibilidade de voltar a jogar novamente com Angola.

O técnico Argentino, Lionel Scaloni, elogiou, ontem, após o jogo o bom desempenho de Angola…

5 dias ago

Argentina vence Angola nas celebrações dos 50 anos

O estádio 11 de Novembro, em Luanda acolheu a disputa amigável de futebol entre a…

5 dias ago

Luanda recebe Emmanuel Macron para cimeira estratégica UE–UA

O Presidente francês, Emmanuel Macron, visita Angola no dia 24 de novembro para participar na…

5 dias ago