Categories: Internacional

Moçambique: Luz verde para o partido de Venâncio Mondlane

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique concedeu a aprovação para o novo partido do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, agora denominado ANAMOLA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira por Dinis Tivane, assessor do político, que a partilhou nas redes sociais.

O nome do partido, ANAMOLA, é o acrónimo de Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo. A aprovação encerra um processo que se iniciou com o pedido de constituição do partido e a subsequente batalha legal para o seu registo.

A sigla inicial, Anamalala, que significa “vai acabar” ou “acabou” na língua macua, popularizou-se durante a campanha de Mondlane para as eleições de 9 de outubro de 2024 e nos protestos que se seguiram. No entanto, o Ministério da Justiça considerou o termo inadequado por já ter um significado linguístico e solicitou a sua alteração.

Em resposta, Venâncio Mondlane submeteu, em junho, um recurso ao ministério, alterando a sigla para ANAMOLA, mantendo o mesmo significado. Posteriormente, o processo foi levado ao Conselho Constitucional por Mondlane, que alegou que o ministério não havia respondido dentro do prazo legal.

A aprovação formal do ANAMOLA marca um novo capítulo na jornada política de Venâncio Mondlane, permitindo que a sua aliança atue agora como um partido político oficialmente reconhecido no país.

voja24 .

Recent Posts

Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça

A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks…

12 horas ago

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual…

13 horas ago

Angola e Sérvia abordam cooperação

Angola e a Sérvia manifestaram, em Belgrado, o interesse de incrementar as relações político-diplomáticas e…

13 horas ago

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

4 dias ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

4 dias ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

4 dias ago