Categories: Internacional

Moçambique: Luz verde para o partido de Venâncio Mondlane

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique concedeu a aprovação para o novo partido do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, agora denominado ANAMOLA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira por Dinis Tivane, assessor do político, que a partilhou nas redes sociais.

O nome do partido, ANAMOLA, é o acrónimo de Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo. A aprovação encerra um processo que se iniciou com o pedido de constituição do partido e a subsequente batalha legal para o seu registo.

A sigla inicial, Anamalala, que significa “vai acabar” ou “acabou” na língua macua, popularizou-se durante a campanha de Mondlane para as eleições de 9 de outubro de 2024 e nos protestos que se seguiram. No entanto, o Ministério da Justiça considerou o termo inadequado por já ter um significado linguístico e solicitou a sua alteração.

Em resposta, Venâncio Mondlane submeteu, em junho, um recurso ao ministério, alterando a sigla para ANAMOLA, mantendo o mesmo significado. Posteriormente, o processo foi levado ao Conselho Constitucional por Mondlane, que alegou que o ministério não havia respondido dentro do prazo legal.

A aprovação formal do ANAMOLA marca um novo capítulo na jornada política de Venâncio Mondlane, permitindo que a sua aliança atue agora como um partido político oficialmente reconhecido no país.

voja24 .

Recent Posts

EUA–Irão: negociações revelam nova ordem no Médio Oriente e expõem limites das alianças tradicionais

As negociações em curso entre os Estados Unidos e o Irão, em Islamabad, não são…

6 horas ago

Estados Unidos sob tensão: cresce a pressão no Congresso para eventual uso da 25ª Emenda contra Donald Trump

Declarações controversas e clima político tenso alimentam apelos para uma possível medida constitucional Uma crescente…

7 horas ago

RDC: apesar dos desafios urbanos, as infraestruturas mostram sinais de renovação sob Félix Tshisekedi

Desde a chegada ao poder de Félix Tshisekedi, em 2019, a República Democrática do Congo…

21 horas ago

CAF: Patrice Motsepe em missão de apaziguamento no Senegal em meio a tensões e polémicas

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, realizou uma visita estratégica a…

1 dia ago

Cerca de 9 milhões disputam bilhetes para o regresso de Céline Dion aos palcos

Quase 9 milhões de pessoas em todo o mundo inscreveram-se numa lotaria oficial para tentar…

1 dia ago

VISITA HISTÓRICA: Papa Leão XIV inicia viagem a África com Angola no roteiro

O Papa Leão XIV inicia, entre os dias 13 e 23 de abril, a sua…

1 dia ago