O destino da Ucrânia pode estar a ser decidido no Alasca, uma antiga possessão russa, onde os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, se reúnem hoje para discutir a guerra. Este encontro, que exclui a participação da Ucrânia, acontece numa base militar próxima de Anchorage, a maior cidade do estado.
Trump e Putin vão ter um encontro “cara a cara” para abordar o conflito iniciado em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o país vizinho sob a justificação de o “desmilitarizar e desnazificar”. A reunião terá início com uma conversa exclusiva entre os dois líderes e os respetivos intérpretes.
Posteriormente, as delegações dos dois países vão juntar-se para um almoço de trabalho, onde serão discutidos outros temas de segurança internacional, conforme o programa anunciado pelo Kremlin. A cimeira tem início marcado para as 11h30 locais, correspondendo às 20h30 em Lisboa.
O local escolhido para o encontro é simbólico: o Alasca, que foi uma colónia russa de 1799 a 1867. A Rússia vendeu o território aos Estados Unidos após a Guerra da Crimeia para cobrir as suas despesas militares. A base militar onde a cimeira decorre encontra-se a apenas 82 quilómetros do Estreito de Bering, que separa o Alasca da Rússia, sublinhando a proximidade geográfica entre as duas nações.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, defendeu em Yokohoma, Japão, a necessidade de um desenvolvimento centrado…
Cabinda, Angola - A Sonangol, em parceria com a Gemcorp Angola, lançou recentemente o Projeto…
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) volta a ocupar o centro da cena…
No quadro do Dia Mundial Humanitário, Moçambique emerge como um dos países africanos onde a…
Ouagadougou, 20 de agosto de 2025 - O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem…
Luanda - O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Educação, anunciou nesta…