O destino da Ucrânia pode estar a ser decidido no Alasca, uma antiga possessão russa, onde os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, se reúnem hoje para discutir a guerra. Este encontro, que exclui a participação da Ucrânia, acontece numa base militar próxima de Anchorage, a maior cidade do estado.
Trump e Putin vão ter um encontro “cara a cara” para abordar o conflito iniciado em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o país vizinho sob a justificação de o “desmilitarizar e desnazificar”. A reunião terá início com uma conversa exclusiva entre os dois líderes e os respetivos intérpretes.
Posteriormente, as delegações dos dois países vão juntar-se para um almoço de trabalho, onde serão discutidos outros temas de segurança internacional, conforme o programa anunciado pelo Kremlin. A cimeira tem início marcado para as 11h30 locais, correspondendo às 20h30 em Lisboa.
O local escolhido para o encontro é simbólico: o Alasca, que foi uma colónia russa de 1799 a 1867. A Rússia vendeu o território aos Estados Unidos após a Guerra da Crimeia para cobrir as suas despesas militares. A base militar onde a cimeira decorre encontra-se a apenas 82 quilómetros do Estreito de Bering, que separa o Alasca da Rússia, sublinhando a proximidade geográfica entre as duas nações.
A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…
Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…
A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…
As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…
A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…
O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…