Categories: Sociedade

Angola: Conflito Étnico no Namibe Deixa 12 Mortos

Pelo menos 12 pessoas morreram neste domingo, 17 de Agosto, na sequência de um conflito violento entre etnias na província do Namibe. A tragédia, que opôs membros da etnia Mucubal a grupos das etnias Nhaneca-Umbi, Mucuando, e Muquilengue-Muso, ocorreu no município das Cacimbas.

De acordo com informações divulgadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, o confronto foi motivado pela disputa por recursos essenciais, como pasto e água, para o gado. A região enfrenta um período de seca severa, o que tem intensificado a procura por estes bens e, consequentemente, a tensão entre as comunidades.

O embate, que envolveu o uso de catana, flechas, facas e cassetetes, resultou na morte de 12 pessoas. As vítimas fatais incluem oito membros da etnia Nhaneca, dois do Mucuando e dois do Muquilengue-Muso. Os corpos foram levados para a morgue do Hospital Municipal do Camucuio, mas sete deles precisaram ser transferidos para o Município da Bibala devido à falta de espaço.

Este trágico evento sublinha a crescente vulnerabilidade das comunidades pastorais na região, onde a escassez de recursos hídricos e de pastagens tem sido um fator de conflito.

voja24 .

Recent Posts

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 dia ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

1 dia ago

Papa Leão XIV alerta para crise espiritual global e defende diálogo como caminho para a paz

MADRI — O Papa Leão XIV manifestou preocupação com o agravamento das tensões internacionais e…

1 dia ago

Presidente da Comissão da União Africana destaca papel da África do Sul na promoção da paz e integração continental

Mahmoud Ali Youssouf recebeu a embaixadora sul-africana junto da União Africana e elogiou o compromisso…

2 dias ago

FILIPINAS : Forte sismo provoca pânico, desabamentos e deixa dezenas de mortos

MANILA — Um forte sismo de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas, provocando pânico…

2 dias ago

Árbitro somali impedido de entrar nos Estados Unidos falha Mundial 2026 e reacende debate sobre restrições migratórias

Mogadíscio/Washington - A exclusão do árbitro internacional somali Omar Abdulkadir Artan da Copa do Mundo…

2 dias ago