O Japão assinou nesta segunda-feira (18/08/2025) um acordo com o Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) em Luanda para apoiar pequenos produtores rurais ao longo do Corredor do Lobito. A iniciativa, com uma doação japonesa de US$ 6.560.983, visa impulsionar a agricultura e facilitar a transição para a produção comercial de alto valor.
O projeto, que será executado pelo UNOPS a partir de setembro, prevê beneficiar 620 pequenos agricultores nas províncias de Benguela e Huambo. O foco é aumentar a resiliência agrícola e a participação no mercado, com o desenvolvimento de infraestruturas de irrigação e armazenamento.
A assinatura do acordo foi formalizada pelo embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki, e pelo chefe do Programa do Escritório Multi-Países da UNOPS na África Central, Frederik Fripiat. Segundo Fripiat, o projeto “vai melhorar a capacidade de irrigação e armazenamento, fatores que serão cruciais para evitar perdas na produção e aumentar o volume das exportações”.
Além de fortalecer a produção local, o projeto se insere no contexto mais amplo do Corredor do Lobito, uma rota vital para a exportação e importação de minerais como cobre e cobalto da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia. O porto do Lobito oferece a esses países um acesso mais eficiente ao mercado global, reduzindo custos logísticos.
Élio Santos, representante do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), destacou que a iniciativa marca uma nova fase de cooperação entre o Japão, Angola e as organizações parceiras. O acordo não apenas apoia a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local, mas também consolida o papel estratégico do Corredor do Lobito como uma via de comércio regional.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, defendeu em Yokohoma, Japão, a necessidade de um desenvolvimento centrado…
Cabinda, Angola - A Sonangol, em parceria com a Gemcorp Angola, lançou recentemente o Projeto…
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) volta a ocupar o centro da cena…
No quadro do Dia Mundial Humanitário, Moçambique emerge como um dos países africanos onde a…
Ouagadougou, 20 de agosto de 2025 - O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem…
Luanda - O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Educação, anunciou nesta…