Categories: EconomiaSociedade

Japão apoia produtores no Corredor do Lobito para impulsionar agricultura e exportações

O Japão assinou nesta segunda-feira (18/08/2025) um acordo com o Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) em Luanda para apoiar pequenos produtores rurais ao longo do Corredor do Lobito. A iniciativa, com uma doação japonesa de US$ 6.560.983, visa impulsionar a agricultura e facilitar a transição para a produção comercial de alto valor.

O projeto, que será executado pelo UNOPS a partir de setembro, prevê beneficiar 620 pequenos agricultores nas províncias de Benguela e Huambo. O foco é aumentar a resiliência agrícola e a participação no mercado, com o desenvolvimento de infraestruturas de irrigação e armazenamento.

A assinatura do acordo foi formalizada pelo embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki, e pelo chefe do Programa do Escritório Multi-Países da UNOPS na África Central, Frederik Fripiat. Segundo Fripiat, o projeto “vai melhorar a capacidade de irrigação e armazenamento, fatores que serão cruciais para evitar perdas na produção e aumentar o volume das exportações”.

Além de fortalecer a produção local, o projeto se insere no contexto mais amplo do Corredor do Lobito, uma rota vital para a exportação e importação de minerais como cobre e cobalto da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia. O porto do Lobito oferece a esses países um acesso mais eficiente ao mercado global, reduzindo custos logísticos.

Élio Santos, representante do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), destacou que a iniciativa marca uma nova fase de cooperação entre o Japão, Angola e as organizações parceiras. O acordo não apenas apoia a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local, mas também consolida o papel estratégico do Corredor do Lobito como uma via de comércio regional.

voja24 .

Recent Posts

UNITA entrega documentos do seu congresso ao Tribunal Constitucional para anotação

A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…

1 dia ago

Protestos no Irão contra dificuldades económicas alastram todo país

Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…

1 dia ago

Rússia acusou EUA de provocar tensões com apreensão de petroleiro

A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…

2 dias ago

Reservas internacionais do Egipto atingem recorde

As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…

2 dias ago

Afreximbank afirma que economia da Nigéria está estabilizar-se

A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…

2 dias ago

Presidente Félix Tshisekedi promulga “Lei N’sele”

O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…

2 dias ago