Categories: EconomiaInternacional

Comércio entre China e Países de Língua Portuguesa cai 7,48% nos primeiros sete meses de 2025

Macau, China – O intercâmbio comercial entre a China e os países de língua portuguesa registrou uma queda de 7,48% nos primeiros sete meses de 2025, totalizando 122,29 mil milhões de dólares. Os dados foram divulgados durante o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

Segundo a Administração Geral das Alfândegas da China, a principal causa para a diminuição foi a queda nas importações chinesas, que caíram 12,6% para 72,42 mil milhões de dólares. Em contrapartida, as exportações chinesas para o mundo lusófono cresceram 1,12%, atingindo 49,87 mil milhões de dólares.

Apesar da queda no acumulado, o mês de julho apresentou um crescimento de 3% no comércio bilateral, somando 20,29 mil milhões de dólares. As importações chinesas cresceram 2,93%, para 12,52 mil milhões, e as exportações expandiram-se 3,11%, para 7,77 mil milhões.

Destaques por País

Brasil, maior parceiro comercial da China entre os países lusófonos, teve um aumento de 5,8% no volume de negócios em julho, alcançando 17,77 mil milhões de dólares.

Angola registrou uma queda significativa de 29,9% no comércio bilateral em julho, totalizando 1,09 mil milhões de dólares. No acumulado do ano, a queda foi de 3,7%, com o comércio totalizando 11,75 mil milhões de dólares.

Com Portugal, as trocas comerciais caíram 20,6% anualmente em julho, para 929,56 milhões de dólares. Em Moçambique, o volume de negócios em julho teve uma leve queda de 1% em relação ao ano anterior, atingindo 423,96 milhões de dólares.

voja24 .

Recent Posts

Angola e EUA analisam conjuntura política e de segurança no Leste da RDC

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) voltaram a analisar, terça-feira, a conjuntura política…

1 dia ago

Comandante-em-Chefe felicita Força Aérea Nacional pelos 50 anos da sua criação

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, felicitou, esta…

1 dia ago

Angola e Índia pretendem reforçar a cooperação em sectores estratégicos

Angola e a Índia pretendem incrementar a cooperação nos domínios político-diplomático, económico e comercial, sectores…

1 dia ago

Assembleia Nacional aprova Estatuto das Organizações não Governamentais

Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram, esta quinta-feira, em Luanda, em votação global final, a…

1 dia ago

Presidente da AN recebe embaixadores acreditados em Angola

O presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, em audiências…

1 dia ago

Elon Musk não está satisfeito com acordo entre a Apple e a Google

O magnata multimilionário e dono da Tesla, da SpaceX, do X e do xAI, Elon…

1 semana ago