Categories: Desporto

Palavras do presidente da república na cerimónia de interacção com a selecção campeã do afrobasket

“Boa tarde a todos!

Senhores Ministros;

Senhor Ministro da Juventude e Desportos;

Membros da Direcção da Federação;

Caros atletas, campeões do Afrobasket 2025;

Gostaria de dizer que vocês constituem o orgulho do país neste ano em que os angolanos comemoram 50 anos da Independência de Angola.

O povo angolano estava a precisar desta vitória, deste título, que não é mais um título, é aquele título que vem quebrar o jejum de mais de dez anos em que Angola, não obstante ter no seu palmarês onze vitórias, ficámos esse período sem conquistar o Campeonato Africano do Basquetebol.

A vitória, aqui em Angola, neste ano de 2025, não foi apenas mais um Afrobasket conquistado, mas, sobretudo, aquele que fez a diferença, que quebrou o jejum a que estivemos sujeitos durante um número considerável de anos. Isso faz desta conquista algo diferente das demais em que, de forma consecutiva, nós vimos vencendo, como se os outros não soubessem jogar basket.

Nós precisamos de massificar ainda mais a prática desta modalidade, do basquetebol e de outras, mas em particular desta, uma vez que está provado que Angola tem um grande potencial ainda pela frente.

Podemos ir muito mais longe em termos de basquetebol. Vocês são o modelo a seguir. Os nossos jovens, as crianças, inspiram-se nos vossos feitos e todos querem ser campeões.

Portanto, temos que construir mais quadras nas comunidades, coisa que começámos a fazer já. O ministro creio que terá anunciado já a decisão do Executivo de construirmos, nos próximos dois anos, cerca de 12 pavilhões multiusos. Pretendemos que não haja uma única província que não tenha um pavilhão multidesportivo para a prática não só do basquetebol, como todas as outras modalidades que utilizam este tipo de infra-estruturas, nomeadamente o andebol, o voleibol e o futebol-salão.

Creio que com este investimento, quer em infra-estruturas quer na formação dos nossos jovens, Angola pode vir a tornar-se uma grande potência desportiva.

Temos vindo a ter alegrias em outras modalidades, nomeadamente no andebol feminino, nas modalidades de luta, nas artes marciais mistas, na natação, na ginástica.

É uma questão de acreditarmos que é possível, se houver trabalho de base, investimento, não apenas em termos de recursos financeiros, mas investimento no Homem.

Nós gostaríamos de agradecer o facto de nos terem trazido esta grande alegria e contamos que mais vitórias vêm nos próximos anos, enquanto vocês estiverem no activo a praticarem desporto.

Muito obrigado!”

voja24 .

Recent Posts

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

2 dias ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

2 dias ago

Papa Leão XIV alerta para crise espiritual global e defende diálogo como caminho para a paz

MADRI — O Papa Leão XIV manifestou preocupação com o agravamento das tensões internacionais e…

2 dias ago

Presidente da Comissão da União Africana destaca papel da África do Sul na promoção da paz e integração continental

Mahmoud Ali Youssouf recebeu a embaixadora sul-africana junto da União Africana e elogiou o compromisso…

2 dias ago

FILIPINAS : Forte sismo provoca pânico, desabamentos e deixa dezenas de mortos

MANILA — Um forte sismo de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas, provocando pânico…

2 dias ago

Árbitro somali impedido de entrar nos Estados Unidos falha Mundial 2026 e reacende debate sobre restrições migratórias

Mogadíscio/Washington - A exclusão do árbitro internacional somali Omar Abdulkadir Artan da Copa do Mundo…

2 dias ago