A União Europeia implementou uma nova legislação que restringe a utilização de determinadas substâncias químicas em produtos para unhas de gel e vernizes semipermanentes. A medida, que entrou em vigor neste mês de setembro, visa proteger a saúde reprodutiva, tanto de profissionais da beleza quanto de consumidores.
A proibição concentra-se em dois compostos químicos: o Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO) e o Dimethyltolylamine (DMTA). Estas substâncias foram classificadas como CMR (Carcinogéneo, Mutagénico ou Tóxico para a Reprodução) de categoria 1B, o que significa que são consideradas perigosas para a fertilidade e para o desenvolvimento fetal.
A decisão foi tomada após estudos realizados na região, que levaram a Comissão Europeia a considerar a restrição fundamental para evitar a propagação dos riscos na reprodução humana. A partir de agora, a comercialização e o uso de produtos contendo estas substâncias são proibidos, afetando tanto os produtos novos como os que já se encontram abertos.
A iniciativa marca um passo importante na regulamentação do setor da beleza na Europa, priorizando a segurança e a saúde pública acima de tudo.
Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, quarta-feira, 11 de Dezembro,…
Os Estados Unidos acusaram o Rwanda, na sexta-feira, de alimentar a instabilidade e a guerra,…
Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi,…
Angola vai beneficiar, até Julho do próximo ano, de 257 mil euros, dos 10 milhões…
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, os avanços registados no…
O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a…