Categories: Economia

Salários da função pública custam sete mil milhões de kwanzas anualmente

O governo angolano desembolsa anualmente sete mil milhões de kwanzas (cerca de 8,4 milhões de dólares, à taxa de câmbio actual) para o pagamento de salários e subsídios da Função Pública. O valor, que representa uma fatia considerável do Orçamento Geral do Estado, levanta discussões sobre a sustentabilidade das finanças públicas e a gestão dos recursos humanos no país.

​Os dados, confirmados por fontes do Ministério das Finanças, refletem o peso da folha salarial do funcionalismo público, que inclui uma vasta gama de setores, desde a administração central e local até à educação, saúde e segurança. A despesa não se limita aos vencimentos base, englobando também diversos subsídios e regalias que, somados, contribuem para o elevado custo total.

​Apesar de o executivo angolano defender a necessidade de manter uma administração pública robusta e funcional, a despesa avultada tem sido alvo de críticas por parte de economistas e da sociedade civil. O debate centra-se na dimensão do aparelho do Estado e na eficiência dos serviços prestados. A questão que se coloca é se o país está a obter o retorno esperado por este investimento, ou se a máquina administrativa se tornou pesada e ineficaz.

​Especialistas em finanças públicas apontam que a despesa com pessoal é um dos principais desafios para a consolidação fiscal em Angola. A diversificação da economia e a redução da dependência do petróleo são objetivos estratégicos, mas a gestão rigorosa das finanças públicas, incluindo a folha salarial, é considerada essencial para alcançar a estabilidade e promover o desenvolvimento a longo prazo.

​A sustentabilidade deste modelo e a possibilidade de uma reforma da Função Pública, com o objetivo de otimizar os recursos e aumentar a eficiência, são temas que continuam a dominar a agenda política e económica em Angola. O governo, por sua vez, enfrenta a difícil tarefa de equilibrar as contas, ao mesmo tempo que garante a qualidade dos serviços públicos e a manutenção dos postos de trabalho.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

2 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

3 semanas ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

3 semanas ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

3 semanas ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

4 semanas ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 mês ago