A cidade de Maputo acolhe desde segunda-feira a 10ª Cimeira de Gás e Energia de Moçambique & Exposição, um dos maiores fóruns do sector em África, que junta líderes governamentais, executivos da indústria, investidores e especialistas de mais de 35 países.
O evento decorre até 24 de Setembro no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, reúne mais de 3.500 participantes para debater futuro energético e novas infra-estruturas.
Organizada pela dmg events, em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e endossada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), a Cimeira tem como objectivo consolidar a posição de Moçambique como um hub regional de energia, atrair capital internacional e impulsionar novas parcerias estratégicas.
Entre os mais de 3.500 participantes, inclui-se 1.000 delegados de alto nível e 275 empresas expositoras, que irão debater temas como contratos de gás e LNG, transição energética, descarbonização e integração regional.
A edição de 2025 apresenta como novidade o Programa Generation Ready, que conecta jovens licenciados a empregadores e líderes da indústria, promovendo a inclusão da juventude no sector energético.
Paralelamente, terá lugar a Cimeira Africana de Portos, Logística e Infra-estruturas, no dia 23 de Setembro, que reunirá 300 delegados de 25 países para discutir projectos estruturantes, como o Porto de Techobanine (avaliado em 6,5 mil milhões USD).
O evento incluirá ainda a cerimónia dos Prémios de Gás e Energia, destinados a reconhecer projectos inovadores, boas práticas de conteúdo local, empoderamento comunitário e inclusão social.
Está igualmente previsto um Seminário Técnico e uma Masterclass pós-cimeira, focados na formação prática e na transferência de conhecimentos.
Com o lema “Impulsionando o Progresso Positivo”, a 10ª Cimeira de Gás e Energia será também uma ocasião de networking de alto nível, colocando Moçambique no centro da transformação energética africana e global.
A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…
Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…
A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…
As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…
A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…
O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…