Arrancou nesta segunda-feira, 22, em Nova York, a 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que promete estar sob alta tensão.
O encontro diplomático acontece e vários países formalizarão o reconhecimento do Estado palestino, marcando uma expansão significativa do apoio internacional à Palestina.
O estado Palestino, até ao momento, é oficialmente reconhecido por 152 estados membros da ONU e hoje, a França, junto com uma dúzia de outros países, se juntam a este concerto de nações, listando a Palestina entre os estados oficialmente reconhecidos e excluindo explicitamente o Hamas de qualquer futuro político.
A medida é saudada como um grande avanço diplomático, mas é rejeitada por Israel e seu aliado, os EUA, que veem a medida como perigosa.
O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou a sua oposição à criação de um Estado palestino e ameaçou expandir os assentamentos na Cisjordânia, ao mesmo tempo, a situação humanitária em Gaza continua crítica, com as operações militares israelenses intensificadas.
A International Crisis Group, uma ONG internacional especializada em análise de conflitos, enfatiza que esses reconhecimentos, se não forem acompanhados de medidas concretas, provavelmente permanecerão simbólicos diante das ameaças que pesam sobre a população palestina.
Esta cúpula histórica, será presidida por Emmanuel Macron, sobre a questão palestina, co-organizada pela França e pela Arábia Saudita, que oferece uma perspectiva política aos palestinos e promete ser um momento decisivo para a diplomacia internacional e o futuro da paz no Oriente Médio.
O Bureau Político do MPLA aprovou, hoje, durante a reunião orientada pelo presidente João Lourenço,…
Angola pretende alcançar 90% de cobertura nacional de vacinação até 2030, para diminuir as crianças…
Por Sempa Sebastião - Jornalista Há vozes que não se calam porque nasceram do vício…
Angola enfrenta amanhã, no Estádio 11 de Novembro, a Argentina em um amistoso internacional que…
A Comissão da União Africana reitera o apoio incondicional à Presidência Sul-africana do G20, o…
Polícia sul-africana diz que resgatou três jovens do Botswana que tinham caído num suposto esquema…