Uma ação conjunta e coordenada entre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional na província do Moxico Leste frustrou recentemente uma tentativa de exploração ilícita de madeira, culminando na detenção em flagrante delito de 11 cidadãos de nacionalidade zambiana. Os indivíduos, com idades entre 30 e 42 anos, foram intercetados na localidade de Makondo.
A operação desmantelou uma rede criminosa que, segundo apurações preliminares do SIC, operava na região desde março deste ano sem qualquer licença para o exercício da atividade. O grupo estava envolvido no abate ilegal de árvores em território angolano.
Durante a intervenção, foram efetuadas diversas apreensões significativas que comprovam a atividade ilícita. O material apreendido inclui: 2 camiões, 2 tratores, 2 moto-serras, 1 máquina de remoção de troncos, vários toros de madeira cortados de forma ilegal e valores monetários na ordem de 50.000 Kwachas zambianos (o equivalente a 1 milhão de kwanzas).
Os detidos e todo o material apreendido encontram-se agora à disposição das autoridades competentes para os devidos procedimentos legais. Esta ação reafirma o compromisso das forças de segurança de Angola no combate aos crimes ambientais e à exploração ilegal de recursos naturais.
O presidente da Assembleia Nacional da República Democrática do Congo (RDC), Vital Kamerhe, renunciou ao…
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, admitiu a derrota nas eleições da semana passada, afirmando…
A África do Sul e a China lançaram uma iniciativa para promover investimentos chineses em…
O Banco de Importação e Exportação (EXIM) da Índia está a aumentar o apoio ao…
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quarta-feira, em Kinshasa, o apoio de…
As mulheres devem assumir um papel mais activo e de maior protagonismo na política nacional,…